União Europeia

Energia

Investir num futuro energético sustentável para a Europa

A UE promove a transição da Europa para uma sociedade hipocarbónica e decidiu atualizar as suas regras para facilitar o investimento público e privado necessário à passagem para as energias limpas. Esta mudança será boa para o planeta e também para a economia e os consumidores.

A transição para uma economia hipocarbónica visa criar um setor energético sustentável, que fomente o crescimento, a inovação e o emprego, e, simultaneamente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, aumentar as escolhas à disposição dos consumidores e reforçar os seus direitos e, por último, baixar as faturas de energia das famílias.

Graças a uma abordagem simplificada e coordenada a nível da UE, a luta contra as alterações climáticas terá um impacto efetivo à escala do continente. As iniciativas para incentivar as energias renováveis e melhorar a eficiência energética são essenciais para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na Europa e cumprir os compromissos assumidos no Acordo de Paris.

Através da União Europeia da Energia, a UE assegura uma maior coerência em todos os domínios políticos tendo em vista cumprir os objetivos gerais da criação de um sistema energético fiável, rentável e sustentável.

A UE também disponibiliza várias oportunidades de financiamento e regimes de empréstimos para ajudar as empresas e as regiões a aplicar com êxito os projetos no domínio da energia.

No plano internacional, a UE desempenha um papel importante, colaborando com outros países, regiões e organizações internacionais para resolver os problemas energéticos e garantir um mercado da energia fiável e competitivo na Europa.

Back to top