União Europeia

A cultura na União Europeia

A cultura na União Europeia

Celebrar o património e a diversidade cultural da Europa

A UE procura preservar o património cultural comum e apoiar e promover as artes e as indústrias criativas na Europa. Algumas iniciativas específicas, como o Ano Europeu do Património Cultural, visam garantir que todos tenham acesso à cultura europeia, caracterizada por um grande dinamismo e diversidade.

Muitas das políticas da UE, como é o caso das políticas no domínio da educação, investigação, desenvolvimento regional, relações externas e social, têm componentes culturais. A criação e a promoção da cultura no mundo interativo e globalizado de hoje são indissociáveis dos média e das tecnologias digitais. A UE promove a colaboração a nível político em matéria de cultura entre os governos nacionais e com as organizações internacionais.

Através do programa Europa Criativa, a UE apoia o cinema, as artes e as indústrias criativas europeias para gerar crescimento e emprego na Europa, abrir novas oportunidades e mercados internacionais e conquistar audiências no resto do mundo.

Todos os anos, duas cidades europeias são designadas «capitais da cultura» da Europa, com vista a dar um impulso adicional à economia local e a pôr em destaque os artistas locais e a riqueza cultural única de cada cidade.

Ao longo do ano, a UE também apoia festivais de cinema, exposições culturais, concertos, conferências e vários tipos de concursos e prémios artísticos em toda a Europa.

Back to top