União Europeia

O que faz a UE pelos seus cidadãos

O que faz a UE pelos seus cidadãos

Desde 1957, os cidadãos da União Europeia têm beneficiado dos esforços desta em prol da paz e da prosperidade, bem como da proteção que confere no que se refere aos direitos políticos, sociais e económicos fundamentais.

Apesar de os podermos considerar como adquiridos, a verdade é que estes benefícios melhoram a nossa vida quotidiana.

Paz e segurança

Nunca a Europa Central e Ocidental registou um período tão longo sem guerras. A UE é o projeto de paz mais bem sucedido da história da humanidade, tendo sido distinguida com o Prémio Nobel da Paz. Os europeus estão unidos pela economia e pela cultura, mas também pelos valores democráticos que partilham.

Mercado único

O mercado único é o mercado mais desenvolvido e aberto do mundo. Assenta nas quatro liberdades fundamentais da UE, que lhe permitem a si e aos restantes cidadãos europeus:

  1. viver ou trabalhar em qualquer país da UE
  2. transferir dinheiro
  3. vender bens sem restrições
  4. prestar serviços em condições de igualdade

Normas estritas em matéria de ambiente e alimentos

Graças a uma estreita cooperação entre todos os países da UE, os alimentos que consumimos e o ambiente que nos rodeia estão sujeitos a algumas das normas de qualidade mais elevadas do mundo, que sancionam as empresas sem escrúpulos que tentem vender alimentos contaminados ou poluam os rios ou os campos.

Benefícios para os consumidores

Os cidadãos podem fazer compras com segurança porque sabem que se devolverem um produto poderão reaver o seu dinheiro. Os viajantes podem comprar bilhetes de comboio ou de avião na certeza de que se a viagem for cancelada ou adiada serão reembolsados. E as normas a que têm de obedecer os produtos vendidos na UE estão entre as mais rigorosas do mundo, tanto em termos de qualidade como de segurança.

Direitos humanos

A UE protege todas as minorias e grupos vulneráveis e defende os oprimidos. Independentemente da nacionalidade, sexo, língua, cultura, profissão, deficiência ou sexualidade de uma pessoa, a UE bate-se pela igualdade de tratamento para todos.

Uma potência mundial

Ao atuarem em uníssono na cena mundial, os países da UE têm um maior peso do que 28 simples países de pequena e média dimensão que agem isoladamente. A influência política da UE é inegável. No que diz respeito ao comércio, a regulamentação e as normas da UE aplicáveis aos produtos são adotadas em todo o mundo.

Outras vantagens que a UE oferece aos cidadãos:

  • Pode usar o telefone e serviços em linha sem custos suplementares onde quer que se encontre na UE. Também pode aceder aos seus serviços de vídeo e de música em linha em toda a UE, na certeza de que os seus dados pessoais estão protegidos pela legislação europeia.
  • Os seus direitos são protegidos quando viaja. A legislação europeia protege os seus direitos em caso de atraso ou cancelamento de uma viagem. Quando viaja de avião, comboio, barco ou autocarro, tem direito a um tratamento equitativo.
  • Pode beneficiar de formação e de apoio para a sua empresa. A UE tem programas como o Erasmus+ que o ajudam a receber formação para melhorar as suas perspetivas profissionais. A UE também o ajuda a tirar o máximo partido da sua empresa, seja disponibilizando financiamento e assessoria ou promovendo redes empresariais e programas de intercâmbio.
  • Enquanto trabalhador, está protegido de tratamentos injustos no local de trabalho ao abrigo da Carta dos Direitos Fundamentais da UE, que proíbe a discriminação, nomeadamente a nível da remuneração e dos despedimentos.
  • Enquanto cidadão europeu, está protegido contra os inconvenientes da globalização graças ao apoio que a UE presta às PME e a normas destinadas a garantir que as grandes empresas pagam uma quota-parte justa de impostos.

 

Descubra como a UE faz a diferença na sua vida do dia a dia: poderá ficar surpreendido com o número de exemplos que irá encontrar.

  • #EUANDME – vídeos e histórias sobre oportunidades para os jovens europeus
  • EU protects – todos os dias, a UE liga pessoas entre si e ajuda-as a cooperar além-fronteiras para nos proteger
  • investEU – como é que os investimentos da UE fazem a diferença na sua região?
  • O que a Europa faz por mim – 100 fichas informativas resumidas de leitura fácil que mostram de que forma a UE faz uma diferença positiva na vida das pessoas
  • Citizens' App – quem faz o quê na UE, de que forma isto tudo tem uma influência na sua vida quotidiana e quais os desafios que a UE enfrenta, muitos dos quais com impacto no seu futuro
  • Resultados da UE - exemplos de projetos financiados pela UE
  • Vantagens do euro
Back to top