União Europeia

Dia da Europa 2019

Comemore o Dia da Europa em 2019 visitando as instituições europeias no seu Dia anual de Portas Abertas, que terá lugar a 4 de maio em Bruxelas, 9 de maio no Luxemburgo e 19 de maio em Estrasburgo.

As representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo também organizam uma série de atividades e eventos para todas as idades.

O Dia de Portas Abertas é uma oportunidade única para descobrir a forma como as instituições europeias afetam a sua vida. Entre nos edifícios das instituições e participe em atividades especiais, como debates públicos e visitas guiadas.

Em Bruxelas e Estrasburgo, a edição deste ano é subordinada ao tema «escolha o seu futuro». As eleições europeias, que decorrerão de 23 a 26 de maio, dão-lhe a oportunidade de se pronunciar sobre quem deve tomar as decisões importantes que afetam a sua vida quotidiana. Comprometa-se a votar e assuma a responsabilidade pelo futuro em destavezeuvoto.eu.

     #EUopenday

 

Atividades em todas as instituições da UE

Bruxelas – 4 de maio de 2019, das 10:00 às 18:00

Atividades em Bruxelas >

Luxemburgo – 9 de maio de 2019

 

Atividades no Luxemburgo:

Estrasburgo – 19 de maio de 2019

 

Atividades em Estrasburgo:

 

Atividades em toda a UE

As representações da Comissão Europeia e os gabinetes Parlamento Europeu nos vários países da UE organizam uma série de atividades e eventos para todas as idades.

Descubra o programa dos eventos no seu país.

Lituânia

Luxemburgo

Países Baixos

Polónia

Eslováquia

Eslovénia

Espanha

Reino Unido

Atividades em todo o mundo

As delegações da UE em todo o mundo abrem as suas portas e organizam uma série de atividades e eventos.

Mais informações

Porquê um Dia da Europa?

No Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, celebram-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A ideia era criar uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Back to top