Ir para o conteúdo principal

História da União Europeia 1970-79

A Comunidade em crescimento — juntam-se os primeiros novos membros

A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Europeias em 1 de janeiro de 1973, aumentando o número de Estados-Membros para nove. A guerra israelo-árabe de outubro de 1973 desencadeia uma crise energética e problemas económicos na Europa.

A democracia estende-se na Europa com o derrube das ditaduras na Grécia, em Portugal e em Espanha. A política regional começa a transferir grandes verbas para fomentar a criação de emprego e de infraestruturas. As primeiras eleições diretas dos deputados ao Parlamento Europeu têm lugar em 1979.

Anos 70 — a proteção do ambiente na ordem do dia

As comunidades europeias adotam leis para proteger o ambiente, introduzindo o conceito de «poluidor-pagador». Muitas das ONG ambientais são fundadas nessa altura.

1 de janeiro de 1973 — de seis passa para nove países membros

Os seis membros passam a ser nove quando a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem formalmente às Comunidades Europeias.

1973 — a crise petrolífera atinge a Europa

Na sequência da guerra israelo-árabe em outubro, as nações produtoras de petróleo do Médio Oriente impõem grandes aumentos de preços e restringem as vendas a determinados países europeus, criando problemas económicos em toda a CEE.

10 de dezembro de 1974 — reduzir as disparidades entre as regiões

Para demonstrar a sua solidariedade, os líderes da CEE acordam em criar um novo fundo importante no âmbito da política regional europeia. O seu objetivo é transferir fundos das regiões mais ricas para as mais pobres, a fim de melhorar as infraestruturas, atrair investimento e criar emprego. O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional é criado no ano seguinte.

1974-75 — novas democracias em Portugal, na Grécia e em Espanha

O derrube do regime de Salazar em Portugal e o colapso do regime militar na Grécia em 1974, juntamente com a morte do General Franco em Espanha em 1975, marcam o fim destas ditaduras na Europa. Os três países comprometem-se a respeitar o governo democrático — um passo importante para a adesão futura às Comunidades Europeias.

Junho de 1979 - primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu.

Os cidadãos europeus elegem diretamente os deputados ao Parlamento Europeu pela primeira vez. Anteriormente, os deputados eram delegados pelos parlamentos nacionais. Os deputados têm assento em grupos políticos pan-europeus e não em delegações nacionais.