União Europeia

A administração da UE - Recursos humanos, línguas e instalações

A administração da UE - Recursos humanos, línguas e instalações

A UE gasta cerca de 6% do seu orçamento anual em recursos humanos, administração e manutenção dos seus edifícios.

Recursos humanos

A Comissão Europeia está dividida em direcções-gerais (DG), que equivalem nas suas grandes linhas aos ministérios do governo de um país. Cada direcção-geral é responsável por um domínio político ou serviço específico, como o comércio ou o ambiente, e é dirigida por um Director-Geral, que depende directamente de um Comissário. No total, trabalham cerca de 32 000 pessoas nesta instituição.

No secretariado-geral e nos grupos políticos do Parlamento Europeu trabalham cerca de 7500 pessoas. A estas há que acrescentar ainda os deputados e respectivo pessoal. No Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia trabalham cerca de 3500 pessoas.

Línguas

A UE possui 24 línguas oficiais.

A Comissão Europeia conta com cerca de 4300 tradutores e 800 intérpretes entre o seu pessoal permanente. O custo estimado de todos os serviços linguísticos (tradução e interpretação) de todas as instituições europeias representa menos de 1% do orçamento geral da UE, o que, repartido pelo total da população da UE, dá cerca de 2 euros por pessoa por ano.

Instalações

Os principais edifícios da Comissão Europeia estão situados em Bruxelas e no Luxemburgo. A Comissão também têm representações em toda a UE, assim como delegações no exterior da UE. Além disso, foram criadas agências em muitos países da UE encarregadas de funções técnicas, científicas ou administrativas específicas. Por exemplo, a Agência Europeia da Segurança Marítima, cuja sede se situa em Lisboa, tem a função de prestar apoio e aconselhamento técnico à Comissão e aos Estados-Membros no domínio da segurança marítima, bem como de acompanhar a forma como a legislação europeia na matéria é aplicada nos vários países da UE.

As reuniões das comissões do Parlamento Europeu realizam-se em Bruxelas, enquanto as sessões plenárias do Parlamento decorrem em Bruxelas e em Estrasburgo. Por sua vez, os serviços administrativos do Parlamento Europeu estão localizados no Luxemburgo. Regularmente, são enviadas delegações do Parlamento a regiões fora da UE.

Os edifícios do Conselho da União Europeia estão situados em Bruxelas, onde se realizam a maioria das reuniões. Ocasionalmente, algumas reuniões do Conselho da União Europeia são realizadas no Luxemburgo. Os encontros entre os Chefes de Estado e de Governo, denominados "Conselhos Europeus", decorrem em Bruxelas.

Back to top