União Europeia

Desenho do euro

Para o lançamento das primeiras notas e moedas de euro em janeiro de 2002, foram desenhadas sete notas e oito moedas. As notas têm o mesmo desenho em todos os países da zona euro. As moedas têm uma face comum e uma face própria de cada país.

As notas da série «Europa» estão a ser colocadas em circulação gradualmente ao longo de vários anos. Sob a responsabilidade do Banco Central Europeu (BCE) e dos bancos centrais nacionais (BCN), estas notas têm elementos de segurança reforçados e um novo desenho, que inclui uma representação da figura mitológica Europa.

Símbolo

A designação «euro» foi escolhida em 1995 numa Cimeira Europeia em Madrid.

O símbolo do euro «€» é inspirado na letra grega, épsilon (Є) e na primeira letra da palavra «Europa». As duas linhas paralelas no meio representam a estabilidade.

O código ISO do euro é EUR e deve ser usado para indicar montantes em euros sem utilizar o símbolo.

Direitos de autor sobre o símbolo

A União Europeia, representada pela Comissão Europeia, é titular dos direitos de autor do símbolo do euro. Contudo, o Instituto da Propriedade Intelectual da UE (marcas, desenhos e modelos) acedeu a registar alguns logótipos que contêm o símbolo do euro, mas que o usam de uma forma suficientemente diferente e criativa.

Regras aplicáveis

  • A moeda comum deve ter a mesma designação em todas as línguas da UE («euro»), nomeadamente nos textos jurídicos da UE, tendo em conta os diferentes alfabetos («'ευρώ» no alfabeto grego e «евро» no alfabeto cirílico).
  • São aceites formas no plural desde que não alterem a raiz «euro».
  • São aceites outras grafias em textos jurídicos que não sejam da UE, como é o caso da legislação nacional.

Lista de grafias normalizadas das palavras «euro» e «cent» nas línguas da UE (60.18 KB)

Back to top