União Europeia

Empresa Comum SESAR

Em síntese

Missão: Modernizar a gestão do tráfego aéreo

Diretor Executivo: Florian Guillermet

Criada em: 2007

Número de efetivos: 39

Sede: Bruxelas (Bélgica)

Sítio Internet: Empresa Comum SESAR

O que faz

O quê - ajuda a modernizar o sistema de gestão do tráfego aéreo na Europa, introduzindo melhorias a nível dos custos, capacidade, segurança e impacto ambiental.

Como  coordena e reúne a investigação e desenvolvimento na UE, assegurando que os resultados da investigação são postos eficazmente em prática.

Estrutura

A empresa comum SESAR foi criada ao abrigo do Regulamento do Conselho (CE) n.º 219/2007 Pode estabelecer parcerias público-privadas, financiadas conjuntamente pela indústria e pela UE, para a ajudar a desempenhar as suas funções e a desembolsar os fundos.

O Conselho de Administração e o Gabinete do Diretor Executivo, os principais órgãos de gestão executiva, administram os programas SESAR, entre outras funções. A empresa dispõe de 39 efetivos a tempo inteiro.

O Conselho de Administração é composto por representantes das seguintes entidades:

  • Comissão Europeia
  • Eurocontrol
  • parcerias público-privadas
  • partes interessadas da UE e instituições nacionais

Como funciona

Os programas SESAR1 e SESAR2020 coordenam a investigação no âmbito da gestão do tráfego aéreo. Ambos são concebidos como um «instrumentos para a inovação» com as seguintes fases de desenvolvimento:

  • investigação exploratória
  • investigação industrial e validação
  • demonstrações em larga escala

A empresa comum SESAR também gere e aplica o Plano Diretor Europeu de Gestão do Tráfego Aéreo para a modernização da gestão do tráfego aéreo e é responsável pela articulação das atividades de I&D SESAR com a fase de implementação prática. Além disso, presta apoio especializado à Comissão Europeia sobre todas as outras questões relacionadas com a iniciativa «Céu Único Europeu».

O programa SESAR 1 termina em finais de 2016, enquanto o programa SESAR2020 será prosseguido até 2024 com diferentes parcerias público-privadas.

Beneficiários

A empresa comum SESAR desempenha um papel essencial na implementação da iniciativa «Céu Único Europeu». Traz assim globalmente benefícios significativos para a sociedade e para os utilizadores do espaço aéreo. Através da racionalização do espaço europeu, o «Céu Único Europeu» permitirá:

  • reduzir custos
  • reduzir o impacto ambiental
  • aumentar a capacidade
  • tornar o sistema de gestão do tráfego aéreo mais eficiente, o que levará nomeadamente a uma menor duração das viagens e a mais segurança
Contacto

Empresa Comum SESAR

Contacto

Endereço

Empresa Comum SESAR
Avenue de Cortenberg 100
1000 Bruxelles/Brussel 
Belgique / België

Tel
+32 2 507 80 00
Fax
+32 2 507 80 01
Back to top