União Européia

Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia (IESUE)

Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia (IESUE)

Em síntese

  • Missão: apresentar uma análise das questões de política externa, segurança e defesa
  • Diretor: Antonio Missiroli
  • Data de criação: 2002
  • Número de efetivos: 24
  • Localização: sede em Paris (França), com um gabinete de ligação em Bruxelas (Bélgica)
  • Sítio Web: IESUE

O Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia (IESUE) é o organismo da UE que analisa as questões de política externa, segurança e defesa.

O que faz

O objetivo do IESUE é:

  • promover uma cultura de segurança comum na UE
  • participar no desenvolvimento e na projeção da Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
  • apoiar a elaboração e a projeção da política externa da UE
  • contribuir para o debate sobre a estratégia de segurança dentro e fora da Europa

A sua principal missão é realizar análises e organizar fóruns de discussão, de modo a contribuir para a formulação das políticas da UE. Ao desempenhar essa missão, faz também a ponte entre os peritos e os responsáveis políticos europeus a todos os níveis.

Estrutura

A equipa de analistas do IESUE é composta por, no máximo, 9 analistas principais residentes. O seu trabalho é completado por uma vasta rede de analistas associados, de analistas em início de carreira e de investigadores externos.

O IESUE é gerido por um conselho de administração – presidido pela Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, que elabora as suas regras orçamentais e administrativas e aprova o respetivo programa de trabalho. O Comité Político e de Segurança efetua a supervisão política – mas sem comprometer a independência intelectual e a autonomia operacional do instituto.

Funcionamento

O instituto proporciona conhecimentos especializados e realiza trabalhos de investigação, estudos analíticos e sessões de informação para um vasto leque de intervenientes. A publicação de referência do instituto é a série denominada Chaillot Papers, baseados em trabalhos de investigação focalizada e aprofundada. O IESUE também publica um anuário, relatórios, sínteses e alertas.

O IESUE colabora com o Serviço Europeu para a Ação Externa e a Academia Europeia de Segurança e Defesa, com a Comissão Europeia (DG DEVCO), o Parlamento Europeu, as outras agências da UE (EDA e SatCen) e os governos dos Estados-Membros.

Beneficiários

Como parte da sua missão, o IESUE edita regularmente publicações sobre os temas e as regiões no âmago dos trabalhos da UE.

Os eventos realizados pelo IESUE contribuem para aumentar a capacidade analítica da UE e para definir abordagens comuns. Reúnem funcionários europeus, peritos nacionais, académicos, decisores políticos, meios de comunicação social e representantes da sociedade civil dos Estados-Membros da UE e do resto do mundo.

Ver também: 
Contacto: 

Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia(IESUE)

Contacto

Endereço: 

100 avenue de Suffren

F-75015 Paris

France

Tel: 
+33 1 56 89 19 30
Fax: 
+33 1 56 89 19 31
Keywords: 
Back to top