União Europeia

Empresa Comum IMI 2 (Iniciativa sobre medicamentos inovadores)

Empresa Comum IMI 2 (Iniciativa sobre medicamentos inovadores)

Em síntese

Missão: Promover o desenvolvimento de medicamentos através de apoio à colaboração aberta no domínio da investigação

Diretor: Pierre Meulien

Parceiros: União Europeia (representada pela Comissão) e Federação Europeia das Associações e Indústrias Farmacêuticas (EFPIA)

Criada em: 2008

Número de efetivos: 37

Sede: Bruxelas (Bélgica)

Sítio Internet: Empresa Comum IMI 2 (IMI2 JU)

O desenvolvimento de novos medicamentos é um processo complexo, dispendioso, ineficiente e moroso. A empresa comum IMI 2 (Iniciativa sobre medicamentos inovadores) apoia a colaboração na investigação a fim de melhorar e de tornar mais eficiente o processo de desenvolvimento, dando aos doentes um acesso mais rápido a medicamentos melhores e mais seguros.

O que faz

Tem por objetivo melhorar e acelerar o desenvolvimento de medicamentos através da prestação de apoio à colaboração aberta no domínio da investigação.

Financia projetos de investigação colaborativos em que participam todas as partes envolvidas na investigação médica, nomeadamente:

  • universidades
  • indústria farmacêutica e outras indústrias
  • pequenas e médias empresas
  • organizações de doentes
  • entidades reguladoras de medicamentos

Esta abordagem colaborativa dá resultados em áreas onde não há um tratamento seguro e eficaz (por exemplo, a demência) e/ou onde existe um impacto importante na saúde pública (por exemplo, diabetes, resistência aos antibióticos). A empresa comum IMI 2 (Iniciativa sobre medicamentos inovadores) também realiza projetos sobre questões transversais como a segurança dos medicamentos e os megadados.

Estrutura

A empresa comum IMI-2 é uma parceria público-privada criada como uma «empresa comum» entre a UE e a Federação Europeia das Associações e Indústrias Farmacêuticas (EFPIA). Ambas estão representadas em partes iguais no Conselho de Administração, o órgão de decisão mais importante da IMI2 JU. O Conselho de Administração é aconselhado por comités que representam a comunidade científica, os governos dos países da UE e os países associados ao programa Horizonte 2020. Além disso, a empresa comum IMI-2 conta ainda com vários grupos de trabalho, criados em áreas específicas.

Como funciona

Os principais objetivos e áreas de investigação prioritárias estão definidos na legislação que estabelece a iniciativa e a agenda de investigação estratégica. Com base nesses objetivos e prioridades realiza convites a apresentação de propostas sobre temas específicos de investigação. As propostas são avaliadas por peritos externos.

Os projetos são apoiados em conjunto pela UE e pela EFPIA. As subvenções da UE destinam-se a organizações parceiras, tais como universidades, pequenas e médias empresas e organizações de doentes. As empresas EFPIA não recebem qualquer financiamento da UE (por intermédio da empresa comum IMI2 JU), mas dão outro tipo de contribuições como, por exemplo, o tempo dos seus investigadores ou o acesso a instalações ou recursos.

Beneficiários

  • Doentes: podem influenciar a investigação sobre as doenças de que padecem, podendo a longo prazo beneficiar também, assim como a sociedade em geral, de um acesso mais rápido a medicamentos melhores e mais seguros.
  • Investigadores universitários e PME: têm acesso a fundos para investigação.
  • Empresas farmacêuticas: adquirem conhecimentos e ferramentas para melhorar as suas atividade de investigação e de desenvolvimento.
  • Todos os participantes no projeto: tiram partido dos conhecimentos científicos inovadores de outros parceiros e têm a oportunidade de os pôr em prática realizando assim mais rapidamente progressos no desenvolvimento dos medicamentos.
Contacto

IMI 2 Joint Undertaking (IMI 2 JU)

Contacto

Address

IMI 2 Joint Undertaking
Avenue de la Toison d'Or 56-60/Gulden-Vlieslaan 56-60
B-1060 Bruxelles / Brussel
Belgique/België

Tel
+32 2 221 81 81
Back to top