European Union website, the official EU website

Serviço Europeu de Polícia (Europol)

Serviço Europeu de Polícia (Europol)

Em síntese: 
  • Missão: a Europol ajuda as autoridades policiais nacionais a combater a criminalidade internacional e o terrorismo.
  • Diretor: Rob Wainwright
  • Criada em 1999
  • Número de efetivos: mais de 900 
  • Sede: Haia (Países Baixos)
  • Sítio Web: Europol Traduções da ligação anterior English (en)

Enquanto agência responsável por garantir o cumprimento da legislação da UE, o Serviço Europeu de Polícia (Europol) tem como missão contribuir para uma Europa mais segura, prestando assistência às autoridades responsáveis por garantir o cumprimento da lei nos países da UE.

O que faz

A Europol, que beneficia da sua posição central na arquitetura da segurança europeia, oferece uma gama única de serviços:

  • apoia as operações de garantia do cumprimento da lei no terreno
  • funciona como uma plataforma de informações sobre atividades criminosas
  • é um centro de conhecimentos especializados em matéria de garantia do cumprimento da lei

A Europol emprega cerca de 100 analistas em matéria criminal de entre os mais bem formados na Europa, que, em conjunto, constituem uma das maiores concentrações de capacidade analítica na UE. Os analistas utilizam ferramentas de ponta destinadas a apoiar as investigações das agências nacionais no dia-a-dia.

A fim de proporcionar aos parceiros nacionais um conhecimento mais profundo das questões criminais com que se deparam, a Europol elabora análises a longo prazo Traduções da ligação anterior English (en) periódicas da criminalidade e do terrorismo.

Estrutura

A Europol é dirigida por um diretor, nomeado pelo Conselho da UE, que é o representante legal da Europol.

O Conselho de Administração da Europol, composto por um representante de alto nível de cada país da UE e da Comissão Europeia, define a orientação estratégica e supervisiona a execução das funções da Europol.

Cada país tem uma unidade nacional Europol, que é o organismo de ligação entre a Europol e outras agências nacionais.

Como funciona

A atividade diária da Europol baseia-se na sua estratégia Traduções da ligação anterior English (en) . Os seus objetivos específicos estão indicados no programa de trabalho anual da Europol Traduções da ligação anterior English (en) .

Em 2010, a UE estabeleceu um ciclo político plurianual para garantir uma cooperação eficaz em matéria de luta contra a grande criminalidade internacional e organizada entre as autoridades nacionais responsáveis por garantir o cumprimento da lei e outros organismos (na UE e no resto do mundo).

Essa cooperação baseia-se na avaliação da ameaça da criminalidade organizada grave (SOCTA) Traduções da ligação anterior English (en) levada a cabo pela Europol.

Beneficiários

  • As agências responsáveis pela garantia do cumprimento da lei Traduções da ligação anterior English (en) , que recebem apoio operacional 24 horas por dia/7 dias por semana.
  • Os serviços governamentais e as empresas privadas que trabalham em parceria com a Europol.
  • Os Estados-Membros, que recebem apoio para as suas investigações, projetos e atividades operacionais de luta contra as ameaças de origem criminosa.
Contacto: 

Serviço Europeu de Polícia(Europol)

Contacto

Endereço: 

Eisenhowerlaan 73

NL-2517 KK Den Haag

Nederland

Tel: 
+31 70 302 50 00
Fax: 
+31 70 345 58 96