European Union website, the official EU website

Agência Europeia do Ambiente (AEA)

Agência Europeia do Ambiente (AEA)

Em síntese: 

Missão: A EEA presta informações ambientais aos responsáveis políticos e aos cidadãos.

Diretor: Hans Bruyninckx

Parceiros: países da UE, Noruega, Islândia, Liechtenstein, Suíça e Turquia

Criada em: 1990

Número de efetivos: 200

Sede: Copenhaga

Sítio Web: Agência Europeia do Ambiente

A AEA é uma agência da UE incumbida de prestar informações corretas e independentes sobre o ambiente. Funciona como uma importante fonte de informação para os intervenientes na elaboração, adoção, aplicação e avaliação da política ambiental, bem como para o grande público.

O que faz

Mandato da EEA:

  • ajudar a UE e os seus Estados-Membros a tomar decisões para melhorar o ambiente com conhecimento de causa, a integrar as considerações ambientais nas políticas económicas e a avançar rumo à sustentabilidade
  • desenvolver e coordenar a rede Eionet de organismos nacionais de proteção do ambiente criados para ajudar a agência

Estrutura

O pessoal da EEA trabalha sobretudo na sede da agência em Copenhaga e inclui especialistas em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável, gestão da informação e comunicação.

A agência também é responsável pela  Eionet, a rede europeia de observação do ambiente, na qual participam mais de 300 instituições de toda a Europa.

A agência colabora estreitamente com os pontos de contacto nacionais dos países participantes, bem como com outros organismos nacionais (agências do ambiente, ministérios, etc.) responsáveis pela coordenação das atividades desenvolvidas pela Eionet no seu território.

Para apoiar a recolha, gestão e análise de dados, a EEA criou e gere centros temáticos europeus  que se ocupam das principais questões ambientais. Estes centros também são redes, nas quais participam cerca de 90 instituições especializadas de toda a Europa.

Como funciona

A EEA organiza as suas atividades em programas de trabalho anuais, integrados num programa de trabalho quinquenal. O programa atualmente em vigor abrange os anos de 2014 a 2018 e está estruturado em torno de quatro temas principais:

  • contribuição para a implementação de políticas - com contributos para os quadros estratégicos, os objetivos e as metas da UE, mediante uma comunicação contínua sobre os progressos realizados sobre as questões ambientais
  • avaliação dos desafios sistémicos  – adotando uma visão macro, intersetorial e a longo prazo para apoiar o programa de ação europeu em matéria de ambiente
  • criação e utilização conjuntas de conhecimentos – construindo e mantendo redes de pessoas e sistemas de informação
  • melhoria constante da eficiência e da eficácia

Beneficiários

As principais partes interessadas na EEA são:

  • Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Conselho da UE e outras instituições da UE
  • os governos dos países participantes
  • ONG
  • comunidades científicas e académicas
  • associações de empresas
  • consultorias e grupos de reflexão

O público em geral também beneficia com as atividades da agência, uma vez que estas contribuem para uma melhor compreensão das questões ambientais e das alterações climáticas.

Contacto: 

Agência Europeia do Ambiente(AEA)

Contacto

Endereço: 

Kongens Nytorv 6

DK-1050 København K

Danmark

Tel: 
+45 33 36 71 00
Fax: 
+45 33 36 71 99