União Europeia

Empresa Comum Clean Sky 2

Empresa Comum Clean Sky 2

Em síntese

Missão: Desenvolver tecnologias inovadoras para reduzir as emissões de dióxido de carbono e de outros gases e diminuir os níveis de ruído das aeronaves.

Diretor: Eric Dautriat

Parceiros: Comissão Europeia, indústria aeronáutica (incluindo PME), centros de investigação, universidades

Criada em 2008

Número de efetivos: 40

Sede: Bruxelas (Bélgica)

Sítio Web: Empresa Comum Clean Sky 2

A Empresa Comum Clean Sky é uma parceria público-privada bem sucedida entre a Comissão Europeia e o setor aeronáutico europeu, que está em vias de atingir as suas metas de desempenho ambiental. A segunda fase, Clean Sky 2, aproveitará os resultados já obtidos para:

  • continuar a integrar tecnologias de ponta nas aeronaves
  • demonstrar configurações inovadoras para aeronaves, possibilitando mudanças a nível do desempenho ambiental e económico

O que faz a Empresa Comum Clean Sky?

A Clean Sky ajuda a proteger o ambiente. Graças às suas tecnologias, as futuras aeronaves:

  • consumirão cerca de 20 a 30 % menos combustível e emitirão cerca de 20 a 30 % menos dióxido de carbono
  • terão níveis de ruído inferiores (em relação a 2014) numa percentagem semelhante

A Clean Sky deverá também contribuir para melhorar significativamente a competitividade e a mobilidade na Europa.

Estrutura

O Diretor Executivo e a sua equipa gerem a Empresa Comum Clean Sky 2, respondendo perante o Conselho de Administração.

O Conselho de Administração é constituído por:

  • 12 Líderes industrias
  • a UE (representada pela Comissão Europeia)
  • cerca de 70 parceiros

Como funciona a Empresa Comum Clean Sky?

A Clean Sky recorre a três instrumentos complementares - tecnologias, «aeronave-conceito» e programas de demonstração - para realizar os seus objetivos:

1. As tecnologias são selecionadas, desenvolvidas e monitorizadas em termos de maturidade ou nível de preparação da tecnologia. São monitorizadas mais de 100 tecnologias. As tecnologias desenvolvidas pela Clean Sky abrangem todos os principais segmentos das aeronaves comerciais.

2. Aeronave-conceito - estudos de conceção que integram tecnologias numa configuração conceptual viável, abrangendo as futuras grandes famílias de aeronaves:

  • jatos executivos
  • aeronaves comerciais de grande porte e aeronaves para transporte regional
  • aeronaves de asa rotativa

A principal forma de medir e comunicar os resultados ambientais passa pela comparação da aeronave-conceito com modelos existentes.

3. Os programas de demonstração incluem demonstradores físicos que integram várias tecnologias a nível de aeronave ou de sistemas mais amplos e mostram como estas funcionam em condições reais. Contribuem assim para avaliar o potencial dessas tecnologias e permitem-lhes atingir um nível de maturidade mais elevado.

Quem são os beneficiários das atividades da Empresa Comum Clean Sky?

  • Os cidadãos - Graças à diminuição da poluição sonora, à redução das emissões, à melhoria da mobilidade e ao reforço da competitividade industrial na Europa.
  • A economia - A aeronáutica é um dos setores industriais mais bem sucedidos da UE. A Empresa Comum Clean Sky ajudará a assegurar uma mão-de-obra europeia capaz de desenvolver as tecnologias de ponta necessárias para se manter no topo do mercado.
  • As PME - Graças aos convites de apresentação de propostas da Empresa Comum Clean Sky, um número crescente destas empresas está a integrar cadeias de inovação, o que lhes abre novas oportunidades e cria novas cadeias de abastecimento para operadores já estabelecidos. As PME não diretamente vocacionadas para o setor aeroespacial (p. ex. indústria automóvel) também estão a desenvolver uma apetência pelas oportunidades de investigação proporcionadas pela Clean Sky.
  • A comunidade científica e académica - A Clean Sky oferece formas de acelerar a introdução de tecnologias no «ciclo da inovação», dando à indústria e à ciência a oportunidade de abordarem em conjunto desafios e prioridades.
Contacto

Clean Sky 2 Joint Undertaking(Clean Sky 2 Joint Undertaking)

Contacto

Address

Clean Sky 2 Joint Undertaking
White Atrium Building TO56
4th floor
B – 1049 Bruxelles/Brussel
Belgique/België

Tel
+32 2 221 81 52
Fax
+32 2 221 81 50
Back to top