European Union website, the official EU website

Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL)

Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL)

Em síntese: 

Missão: assegurar a formação policial a nível europeu e internacional
Diretor executivo: Dr. Ferenc Bánfi
Criada em: 2005
Número de efetivos: 60
Sede: Budapeste (Hungria)
Sítio Web: CEPOL

A CEPOL, a Agência da União Europeia para a Formação Policial, concebe e organiza ações de formação para a polícia e outros agentes das autoridades com funções policiais.

O que faz?

A agência:    

  • dispensa formação à polícia e a outros agentes das autoridades com funções policiais
  • melhora a segurança na UE através de ações de formação e da partilha de conhecimentos
  • cria redes de formação

A CEPOL organiza cursos de formação avançados e inovadores, integrando os conhecimentos e as competências mais recentes em matéria de investigação e tecnologia nos seus programas de formação, e reforça a cooperação entre as autoridades policiais.

Entre os cursos que organiza atualmente figuram:

Estrutura

A CEPOL tem um diretor executivo que responde perante o conselho de administração.

O conselho de administração é constituído por representantes dos países da UE e da Comissão Europeia e presidido por um representante de um dos três países da UE que elaboram em conjunto o programa para 18 meses do Conselho da União Europeia.

A agência dispõe de uma unidade nacional em cada país da UE. As unidades nacionais disponibilizam informações e orientações aos agentes das autoridades com funções policiais que queiram participar nas atividades da agência.

Como funciona?

A CEPOL forma uma rede de institutos de formação para agentes das autoridades com funções policiais em cada um dos países da UE e ajuda-os a organizar ações de formação de vanguarda sobre prioridades em matéria de segurança, cooperação no domínio do cumprimento da lei e intercâmbio de informações.

A agência também colabora com organismos europeus, organizações internacionais e países que não pertencem à UE a fim de assegurar uma resposta coletiva às ameaças mais graves em matéria de segurança.

O seu programa de trabalho anual baseia-se em informações transmitidas por esta rede e por outras partes interessadas. As suas atividades vão, pois, ao encontro das necessidades dos países europeus nos domínios prioritários da estratégia de segurança interna da UE.

Beneficiários

A CEPOL contribui para reforçar a segurança na Europa, facilitando a cooperação e a partilha de conhecimentos entre as forças policiais dos países da UE e de alguns países que não pertencem à UE sobre questões relacionadas com as prioridades da UE em matéria de segurança e, em especial, com o ciclo político da UE para lutar contra a criminalidade grave e organizada.

A CEPOL visa tornar-se um polo de craveira mundial e um motor da mudança no domínio da formação dos agentes das autoridades com funções policiais.

Contacto: 

Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL)

Contacto

Endereço: 

1903 Budapest
Pf.314
Hungary

Tel: 
+36 1 803 8030/8031
Fax: 
+36 1 803 8032