europass

Have time for a quick survey?

We want to provide you with the best experience, so your feedback is very valuable to us. All you need to do is answer 5 simple questions

Takes 3 minutes

or

Desenvolver as suas competências através do voluntariado

O voluntariado pode proporcionar-lhe experiências e oportunidades gratificantes de desenvolver as suas competências. O Europass pode ajudá-lo a planear e descrever as suas experiências de voluntariado.

O Europass ajuda-o a encontrar uma experiência de voluntariado através da ferramenta Os meus interesses, onde pode indicar os países onde gostaria de ser voluntário, bem como os temas ou as áreas que lhe interessam. Também pode manter um registo de todas as suas experiências de voluntariado no seu perfil Europass.

Pode ser voluntário em defesa de causas que sejam importantes para si, quer no seu país de origem, quer no estrangeiro, a tempo inteiro ou a tempo parcial. Através do voluntariado, pode exercer uma influência positiva na sociedade, conhecer novas pessoas e desenvolver competências essenciais, como a resolução de problemas, o trabalho em equipa e a comunicação eficaz. O voluntariado no estrangeiro também constitui uma oportunidade de aprender outras línguas e descobrir novas culturas e formas de pensar.

Woman smiling friendly and pointing finger at you

Preparar-se para ser voluntário

Depois de encontrar a oportunidade de voluntariado que lhe interesse, o Europass pode ajudá-lo a preparar a sua candidatura:

Pode partilhar diretamente o seu perfil Europass com as organizações de voluntariado, para que o fiquem a conhecer melhor e saibam quais são as suas competências;

Pode preparar um CV Europass adaptado à sua candidatura e uma Carta de Apresentação.

Registar todas as suas novas competências

A candidatura é apenas o início da viagem. Por isso, o Europass oferece-lhe a possibilidade de registar no seu perfil todas as novas competências e experiências que adquiriu durante o voluntariado.

Pode acrescentar novas secções para registar a sua experiência de voluntariado. Inclua informações pormenorizadas sobre as coisas novas que aprendeu, a função que desempenhou e a organização onde foi voluntário. Junte fotografias, certificados e outros documentos para que todas as informações sobre a sua experiência de voluntariado e competências fiquem guardadas num único local, caso delas necessite no futuro.