O Europass para a orientação profissional

O Europass proporciona aos profissionais ferramentas multilingues e informações relevantes para prestarem orientação em matéria de aprendizagem e carreira profissional.

Gerida pela Comissão Europeia, a plataforma Europass disponibiliza gratuitamente um conjunto de ferramentas em linha sobre atividades de aprendizagem contínua e desenvolvimento profissional. Estas ferramentas e informações constituem um valioso recurso também para os orientadores profissionais que prestam apoio e aconselhamento a todos os interessados em estudar, receber formação, trabalhar e fazer voluntariado na Europa.

Uma plataforma em linha ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional

Planear um percurso de aprendizagem e de carreira requer não só o apoio de orientadores profissionais, mas também informações e ferramentas atualizadas para ajudar as pessoas a fazer as suas opções.

O Europass oferece gratuitamente um conjunto de ferramentas e informações em linha que ajuda as pessoas a gerir todas as etapas das respetivas aprendizagens e carreiras profissionais. O novo perfil Europass permite aos utilizadores apresentar, documentar e partilhar as competências, qualificações e experiência que adquiriram em todas as fases da sua vida. Ajuda as pessoas a encontrar o emprego certo ou a formação adequada, propondo oportunidades que correspondam às suas competências e experiência. Além disso, disponibiliza gratuitamente ferramentas de reflexão em linha, acesso à informação e a possibilidade de guardar e mostrar credenciais digitais.

O Europass, disponível em 29 línguas europeias, foi concebido como um serviço de fácil acesso que responde às necessidades de diversos grupos de utilizadores.

 

Simplificação da comunicação entre o cliente e o orientador profissional

Os orientadores e outros profissionais podem utilizar as ferramentas e as informações do Europass com os seus clientes para múltiplos fins. Os orientadores profissionais podem ajudar os seus clientes a elaborar o respetivo perfil e a compor uma imagem completa das suas competências, qualificações e interesses. Com base nas informações que fornecem no perfil, os clientes recebem sugestões de cursos e de empregos. Podem também partilhar facilmente informações do seu perfil para obterem a orientação de que necessitam em matéria de carreira profissional e de aprendizagem.

O Europass disponibiliza informações sobre aprender na Europa e trabalhar na Europa que os orientadores profissionais podem usar para prestar assistência aos seus clientes. Os orientadores profissionais podem também encontrar informações atualizadas sobre:

 

O Europass remete igualmente para páginas dos diferentes países onde se encontram informações sobre serviços europeus e nacionais, fontes de informação e outras redes de apoio semelhantes.

 

O Europass pretende ser uma ferramenta de apoio à orientação em matéria de aprendizagem contínua, para facilitar a busca de novas oportunidades de emprego, aprendizagem e mobilidade. É uma ferramenta gratuita que os orientadores profissionais podem utilizar com diversos utilizadores e, deste modo, promover a inclusão, a participação e a acessibilidade de todos.

Woman pointing at a white board with sticky notes about learning and skills

Promover o Europass junto dos alunos, dos trabalhadores, dos candidatos a emprego e dos voluntários

A Comissão Europeia está a trabalhar com os países participantes, as partes interessadas e os especialistas em toda a UE para desenvolver e promover o Europass. Os orientadores profissionais nos setores da educação e do emprego desempenham um papel fundamental quando se trata de utilizar o Europass para ir ao encontro de diversos públicos e mostrar como a plataforma se pode adaptar a diferentes necessidades.

Contacta-nos se tens comentários ou perguntas sobre o Europass.