Frequently Asked Questions

Europass templates

O que é o Passaporte de Competências Europass?

O Passaporte de Competências Europass foi uma ferramenta disponibilizada através do Europass até 2019. Permitiu aos utilizadores criar uma coleção de documentos num único ficheiro. No entanto, o Passaporte de Competências Europass já não está disponível. Os utilizadores registados podem agora partilhar documentos a partir da sua biblioteca Europass.

Como posso descrever as minhas competências digitais?

Podes enumerar e organizar as tuas competências digitais no teu perfil Europass. Podes criar uma lista de todas as tuas competências digitais, incluindo ferramentas e software que saibas utilizar, bem como projetos ou realizações de que te orgulhes. Podes descrever as ferramentas que utilizas no teu trabalho ou nos teus estudos, bem como as que usas nos teus tempos livres (por exemplo, redes sociais, blogues, jogos). Podes ainda organizar as tuas competências em diferentes grupos, por exemplo, criar um grupo de ferramentas digitais de design; competências digitais que usas no teu trabalho, ou mesmo uma lista de competências digitais que gostarias de desenvolver.

Como posso autoavaliar as minhas competências linguísticas?

Podes autoavaliar as tuas competências linguísticas no teu perfil Europass. Para tal, tens de refletir sobre as tuas competências e descrever a que níveis correspondem. Podes preencher um simples quadro de autoavaliação no teu perfil Europass para descrever as tuas competências linguísticas. Podes ler cada uma das descrições na ferramenta de autoavaliação e escolher o nível que pensas corresponder às tua aptidões em termos de compreensão e expressão oral e escrita em qualquer língua. Podes também guardar os certificados de aquisição de línguas na biblioteca Europass. A ferramenta de autoavaliação utiliza o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Podes partilhar o quadro de autoavaliação do teu perfil Europass com empregadores, estabelecimentos de ensino ou formação, etc.

O que aconteceu ao Passaporte de Línguas Europass?

O Passaporte de Línguas Europass foi um dos modelos de documento Europass criado em 2004 e servia como ferramenta de autoavaliação de competências e qualificações linguísticas.

O atual Europass integrou o passaporte linguístico no perfil Europass numa secção designada competências linguísticas. Poderás continuar a autoavaliar as tuas competências com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e partilhar os teus resultados com empregadores ou instituições de ensino.

O que é o Suplemento ao Diploma?

O Suplemento ao Diploma pode ajudar-te a descrever as tuas qualificações de ensino superior de forma clara e coerente.

O que é o Suplemento ao Certificado Europass?

O Suplemento ao Certificado Europass pode ajudar-te a descrever as tuas qualificações de ensino e formação profissionais de forma clara e coerente.

O que é o Europass Mobilidade?

O Europass Mobilidade pode ajudar-te a divulgar as competências que adquiriste em experiências de mobilidade noutro país.

Europass CV and cover letter editor

O novo Europass foi lançado em julho de 2020. Posso utilizar os meus CV e cartas de apresentação Europass anteriores a esta data?

Se tiveres criado um CV ou uma carta de apresentação Europass antes de julho de 2020, podes importar esses documentos para o editor em linha para os alterar. Também podes registar-te para criar o teu perfil Europass e guardar documentos na tua biblioteca, para que lhes possas aceder e os possas partilhar.

Como guardo o meu perfil Europass?

Serás sempre notificado das opções que tens após ter preenchido o teu CV:

Enquanto utilizador registado, podes descarregá-lo para o teu dispositivo local ou guardá-lo na tua biblioteca Europass.

Enquanto utilizador convidado, podes descarregá-lo para o teu dispositivo local.

O Europass traduz o meu CV Europass e a minha carta de apresentação?

Podes criar o teu perfil, o teu CV Europass e a tua carta de apresentação em 29 línguas diferentes. No entanto, o Europass não traduz as informações que já forneceste no teu perfil ou outros documentos.

Posso criar diferentes versões do meu CV Europass?

Podes criar diferentes versões do teu CV Europass. Também podes utilizar os diferentes modelos disponíveis. Os utilizadores registados podem guardar as diferentes versões do seu CV na sua biblioteca Europass. Os utilizadores convidados podem descarregar as diferentes versões do seu CV Europass e atualizá-las posteriormente.

Perdi o meu CV Europass. O que posso fazer?

Se fores um utilizador convidado, as informações do teu perfil Europass estarão disponíveis 48 horas após a tua última visita.

Enquanto utilizador registado, a tua informação fica guardada por mais tempo e tens a possibilidade de guardar os CV e as cartas de apresentação Europass na tua biblioteca.

Posso personalizar o meu CV Europass?

Se quiseres, com o editor de CV Europass, podes acrescentar, suprimir e alterar secções do teu CV. Secções como «A minha experiência profissional» e «Educação e formação» podem ser deslocadas, alteradas ou suprimidas. Também podes criar secções personalizadas, com títulos teus, em função das tuas necessidades e experiências.

Depois de preencher as secções que te interessam, poderás escolher um modelo de CV adequado a partir de uma lista de diferentes modelos. Desta forma, podes adaptar o aspeto visual e o tom de cada CV a diferentes candidaturas.

Como posso atualizar o meu CV Europass?

Se és um utilizador registado, podes guardar o teu CV Europass na tua biblioteca e modificá-lo a qualquer momento. Se és um utilizador convidado, podes importar o teu CV Europass para o editor em linha e fazeres as alterações que quiseres. De seguida, descarregas o CV novamente.

Onde posso guardar o meu CV Europass?

Podes guardar o teu CV Europass das seguintes formas:

  • Na tua biblioteca Europass (apenas para utilizadores registados)
  • Descarregando-o no teu dispositivo local (computador ou dispositivo móvel)
Em que formato posso guardar o meu CV Europass?

Atualmente, podes guardar o teu CV Europass numa versão Europass em formato PDF.

Não consigo acrescentar uma fotografia ao meu CV Europass.

Certifica-te de que carregaste a fotografia no formato correto: PNG, JPG.

Se for esse o caso, certifica-te de que o ficheiro não excede os 20 MB.

Support and Information

Não sou cidadão europeu. Posso utilizar o Europass?

Sim, o Europass é um conjunto gratuito de ferramentas e informações em linha para todos, independentemente da nacionalidade ou do país em que residem.

Pode o Europass ajudar-me a obter o reconhecimento das minhas competências e qualificações?

O Europass pode ajudar-te a comunicar de forma clara e coerente as tuas competências, qualificações e experiências. A utilização do Europass não te dá direito a um reconhecimento automático das tuas competências e qualificações, nem te confere outros direitos. O perfil Europass e os documentos Europass, como o Suplemento ao Diploma, o Suplemento ao Certificado e o Europass Mobilidade, podem ser úteis para descrever as suas competências e qualificações aos empregadores, às instituições de ensino e de formação e a outras entidades.

Posso utilizar ou reproduzir as informações constantes do sítio Web do Europass?

Podes utilizar as informações constante do sítio Web do Europass se citares a fonte (© União Europeia).

Sou cego ou deficiente visual. Posso utilizar o CV Europass?

Sim, o Europass foi desenvolvido tendo em especial atenção as pessoas cegas e com deficiência visual. A plataforma é compatível com tecnologias de apoio e oferece alternativas a estas pessoas.

O que são os Centros Nacionais Europass?

Os Centros Nacionais Europass coordenam todas as atividades relacionadas com o Europass em todos os países participantes. Trata-se do primeiro ponto de contacto para qualquer pessoa ou organização interessada em utilizar ou ficar a saber mais acerca do Europass. Podes contactar o Centro Nacional Europass do teu país ou do país onde te interessa trabalhar ou estudar.

Como posso receber assistência no meu país?

Podes procurar informações e serviços de assistência em diferentes países nas secções do Europass Aprender na Europa e Trabalhar na Europa. Seleciona da lista o país que te interessa.

Para mais informações sobre o Europass, podes contactar o Centro Nacional Europass no teu país.

Como posso verificar a que níveis do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) correspondem as minhas qualificações?

É possível que os documentos comprovativos da tua qualificação (diploma, certificado, transcrições) mencionem o nível do QEQ a que correspondem; se assim não for, podes pedir esta informação à instituição que frequentaste.

O que é o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ)

O Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) é um instrumento da UE que permite uma melhor comparação entre as qualificações de diferentes países e sistemas. O QEQ permite compreender as qualificações obtidas em qualquer país europeu através de um simples sistema de oito níveis. As informações sobre o QEQ podem ser incluídas nos diplomas de qualificação, no Suplemento ao Diploma ou no Suplemento ao Certificado. Podes incluir no teu CV e nas tuas candidaturas informações sobre o nível do QEQ a que corresponde a tua qualificação para ajudar os empregadores ou os estabelecimentos de ensino e formação de outros países a compreender as qualificações que possuis.