europass

Have time for a quick survey?

We want to provide you with the best experience, so your feedback is very valuable to us. All you need to do is answer 5 simple questions

Takes 3 minutes

or

O Europass para o emprego e o recrutamento

Os serviços oferecidos pelo Europass são particularmente úteis para os profissionais de recursos humanos (RH), os recrutadores, os responsáveis pela contratação e os orientadores, que precisam de ferramentas e informações fiáveis que lhes permitam compreender as competências e as qualificações dos candidatos a emprego.

Simplificar o processo de recrutamento

Ao utilizar o Europass como ferramenta de recrutamento, é possível pedir aos candidatos que criem um perfil Europass. Os utilizadores do Europass podem criar um perfil que descreva todas as suas competências, qualificações e experiências. Se assim o desejarem, podem partilhar uma ligação ao seu perfil com os empregadores. O perfil proporciona aos empregadores ou recrutadores uma visão geral das competências e experiências dos candidatos, apresentadas de forma compreensível e estruturada. Com o Europass, os candidatos podem também criar CV, redigir cartas de apresentação e partilhar estes e outros documentos através de uma simples ligação.

Além disso, o Europass assinala aos candidatos a emprego com um perfil de competências adequado as ofertas publicadas pelos empregadores no portal do Serviço Europeu de Emprego (EURES).

Photo of a ma with eyestightly closed and arms folded up crossing fingers on both hands as if awaiting good news.

Desenvolvimento profissional

O Europass pode também ajudar os empregadores a apoiar o desenvolvimento de competências dos seus efetivos. O Europass pode ajudá-los a obter uma imagem clara das competências dos seus trabalhadores, permitindo-lhes compreender melhor as necessidades de formação e desenvolvimento. Os trabalhadores podem criar e atualizar o seu perfil Europass para conservar um registo das suas atividades de desenvolvimento profissional, realizações e progressos. A aplicação do Europass nas empresas pode libertar o potencial não explorado dos seus recursos humanos, mediante a utilização de uma ferramenta livre e fiável disponibilizada pela UE.

Compreender competências e qualificações

O Europass também oferece várias outras ferramentas que ajudam a compreender as competências e as qualificações, nomeadamente quando são obtidas noutros países:

  • O Suplemento ao Diploma é emitido por instituições de ensino superior e descreve as qualificações de ensino superior (por exemplo, notas, realizações, instituição) num formato normalizado.
  • O Suplemento ao Certificado é emitido por instituições de ensino e formação profissionais (EFP) e descreve as qualificações profissionais (por exemplo, notas, realizações, instituição) num formato normalizado.
  • O Europass-Mobilidade descreve as experiências internacionais e as competências desenvolvidas pelos alunos em períodos de estudo, trabalho ou voluntariado no estrangeiro.

Credenciais digitais Europass

O quadro de credenciais digitais Europass permite às instituições de ensino emitir qualificações digitais e outras credenciais de aprendizagem que não podem ser falsificadas. Com as credenciais digitais Europass, os alunos, os empregadores, as instituições de ensino e formação e outros organismos autorizados dispõem de uma forma simples e fiável de verificar a autenticidade das credenciais digitais. Permitem avaliar a autenticidade das qualificações dos candidatos e do pessoal. As credenciais digitais Europass têm o mesmo valor legal dos certificados impressos em toda a União Europeia. Todos os componentes da infraestrutura são gratuitos e de acesso livre. Mais informações sobre as credenciais digitais Europass.

Ajuda-nos a promover o Europass!

A Comissão Europeia quer fazer do Europass um serviço valorizado e utilizado amplamente por empregadores, recrutadores e organizações de desenvolvimento profissional.

Contacta-nos por correio eletrónico se tens comentários ou perguntas sobre o Europass.