O Europass para o ensino e a formação

O Europass é um recurso valioso para estudantes e diplomados, bem como para as instituições de ensino e formação em toda a Europa. Gerida pela Comissão Europeia, a plataforma Europass disponibiliza gratuitamente um conjunto de ferramentas em linha sobre atividades de aprendizagem contínua e desenvolvimento profissional.

A ferramenta europeia para gerir os estudos e a carreira profissional

O Europass é uma plataforma multilingue que permite aos alunos documentar, num único espaço, todas as suas competências, qualificações e experiências. Através de uma ferramenta em linha devidamente segura, os utilizadores do Europass podem criar um perfil pessoal para estabelecer os seus objetivos e registar todos os seus conhecimentos e experiências.

Durante os seus estudos, os alunos podem também utilizar este perfil para manter um registo dos seus projetos, realizações e progressos.

Através do Europass, os alunos potenciais podem partilhar o seu perfil, CV e outros documentos para descrever claramente as competências, qualificações e experiências que possuem.

O Europass também disponibiliza um conjunto de outras ferramentas para ajudar os alunos a comunicar as respetivas competências e qualificações:

  • O Suplemento ao Diploma é emitido por instituições de ensino superior e inclui informações úteis sobre as qualificações de ensino superior (por exemplo, notas, realizações, instituição) num formato normalizado.
  • O Suplemento ao Certificado é emitido por instituições de ensino e formação profissionais (EFP) e inclui informações úteis sobre as qualificações profissionais (por exemplo, notas, realizações, instituição) num formato normalizado.
  • O Europass-Mobilidade descreve as experiências internacionais e as competências desenvolvidas pelos alunos em períodos de estudo, trabalho ou voluntariado no estrangeiro.

Informações úteis para estudar e aprender na Europa

O Europass contém variadíssimas informações, em 29 línguas, para que os estudantes e alunos possam planear as suas experiências de aprendizagem, carreira e mobilidade.

As instituições de ensino e formação podem também aceder a informações sobre:

O Europass remete igualmente para páginas dos diferentes países onde se encontram informações sobre serviços europeus e nacionais, aprendizagens e empregos na Europa.

Credenciais digitais Europass

O quadro de credenciais digitais Europass permite às instituições de ensino emitir qualificações digitais e outras credenciais de aprendizagem que não podem ser falsificadas. Com as credenciais digitais Europass, os alunos, os empregadores, as instituições de ensino e formação e outros organismos autorizados dispõem de uma forma simples e fiável de verificar a autenticidade das credenciais digitais. As credenciais digitais Europass têm o mesmo valor legal dos certificados impressos em toda a União Europeia. Todos os componentes da infraestrutura são gratuitos e de acesso livre. Informa-te sobre como podes participar.

Promoção do Europass

A Comissão Europeia está a trabalhar com os países participantes, as partes interessadas e os especialistas em toda a UE para desenvolver e promover o Europass. As instituições de ensino e formação, bem como os decisores políticos e os especialistas, desempenham um papel fundamental quando se trata de utilizar o Europass para ir ao encontro de diversos públicos e mostrar como a plataforma se pode adaptar a diferentes necessidades.

Contacta-nos se tens comentários ou perguntas sobre o Europass.

Information on studying and learning in Europe

Europass offers a variety of information, in 29 languages, for students and learners to plan their learning, career and mobility.

Education and training institutions can also access information on:

Europass also offers country pages with information on European and national-level services, information on learning and working in Europe.

Man sitting next to a laptop and a suitcase, and reading a book

Europass Digital Credentials

The Europass Digital Credentials framework allows institutions to issue digital, tamper-proof qualifications and other learning credentials. With Europass Digital Credentials, learners, employers, education and training institutions and other authorised bodies have a simple and trustworthy way of checking the authenticity of digital credentials. Europass digital credentials are legally equivalent to paper-based certificates across the European Union and all components of the infrastructure are open and free. Find out more about how you can get involved

Promoting Europass

The European Commission is working with participating countries, stakeholders and experts across the EU to develop and promote Europass. Education and training institutions, as well as policymakers and experts, play a key role in using Europass to help diverse audiences and show the potential for Europass to adapt to different needs.

Contact us for feedback or questions on Europass.