EU PROTECTS > A nossa sociedade

A nossa sociedade

O que lhe aconteceria se o seu banco entrasse em colapso? Ou se as empresas na região em que vive deixassem de conseguir suportar os custos do comércio? Como podemos ajudar as pessoas que vivem na pobreza e integrar aqueles que fazem da Europa a sua nova casa? 

Enquanto sociedade, devemos promover a solidariedade. A UE procura reparar a desigualdade social, combater a pobreza e estabelecer condições de igualdade. Isto significa apoiar as pessoas em dificuldade, assegurando que as grandes empresas pagam a sua parte relativamente a impostos, que preservam o nosso meio-ambiente e cumprem com as normas de carácter social quando estabelecem negócios comerciais com o resto do mundo. Em toda a UE, existem vários heróis comuns que ajudam para que tal seja cumprido. Com o apoio da UE, protegem os nossos meios de subsistência, os nossos negócios e a nossa sociedade. Descubra quem são e como o fazem.  

Cartéis de camiões

«Não tínhamos tempo nem meios para lutar sozinhos contra a fixação desleal de preços.»

Antonio Marco Riquelme

Tolerância zero: de que forma a UE reprime as práticas comerciais desleais

As empresas de transportes europeias abastecem os nossos supermercados com os produtos mais frescos, equipam as nossas casas com os melhores eletrodomésticos e mantêm as nossas vidas e empresas a funcionar. Não têm tempo nem meios para se preocuparem com a legalidade das práticas dos fabricantes de camiões. Leia esta história e saiba como a UE intervém para proteger as empresas europeias das práticas comerciais ilegais.

Saiba mais
Globalização

«Quando perdi o emprego que tive durante 17 anos, não sabia como encontrar outro.»

Ourania Koutrouvi

Para uma transição sem sobressaltos: como é que a UE contribui para a adaptação dos trabalhadores a uma economia em transformação

A globalização oferece muitas oportunidades. No entanto, pode também levar a cortes salariais e à perda de postos de trabalho. É por esta razão que a UE colabora com os países europeus para ajudar os trabalhadores a adquirirem novas competências e a encontrarem emprego num mundo em mudança.

Saber mais
Combater a pobreza

«Atualmente temos uma casa quente para a nossa família em crescimento e já não estamos sujeitos a contas de energia extremamente elevadas. Isto foi possível graças às renovações financiadas pela UE.».

Robertas Marcinkevičius

Fugir da pobreza energética: como a UE está a garantir que as famílias não são abandonadas à sua sorte

Na UE, muitas famílias estão a debater-se com os custos de energia. Algumas não conseguem aquecer as suas casas da forma adequada, o que afeta a sua saúde, o bem-estar e a capacidade para trabalhar. A UE financia projetos que ajudam a combater a pobreza energética, como é o caso de uma família na Lituânia.

Saiba mais
Proteção dos empregos

"Quando se tem em conta toda a cadeia de produção, havia pelo menos 100.000 empregos em risco."

Alfonso Panzani

O mosaico europeu:​ descubra como investigadores da UE protegem empregos da concorrência desleal

Artesãos e pequenos comerciantes estão muitas vezes sujeitos a práticas comerciais desleais. Quando fabricantes de cerâmica europeus se viram prejudicados por grandes importações de cerâmica chinesa de baixo custo, os empregos e o sustento de muitas pessoas ficaram em risco.

Leia a história
Bicicletas elétricas

«A concorrência desleal poderia levar a nossa pequena cidade à beira de uma crise económica.»

Monika Božíková

Em pé de igualdade: como é que a UE assegura o comércio justo

A Europa está aberta ao comércio, mas todos devem operar em condições de concorrência equitativas. As regras comerciais da UE impedem que importações artificialmente baratas inundem o mercado europeu e levem as empresas europeias à falência. Quando os fabricantes europeus de bicicletas suspeitaram que algumas destas regras tinham sido violadas, inspetores comerciais e funcionários aduaneiros da UE entraram em ação para proteger o futuro do setor.

Saber mais
Integração dos refugiados

«Tudo mudou com a guerra em Alepo. Fugi sem saber quando a minha família estaria junta novamente.»

Zakaria Alo

Desde a Síria devastada pela guerra até à segurança: como a UE ajudou um refugiado a construir uma nova vida nos Países Baixos

Os refugiados que fogem de zonas de guerra e perseguições normalmente não podem voltar a casa e precisam de proteção. Para um jovem sírio, encontrar uma casa temporária na Europa dependia de um esforço partilhado entre os serviços de asilo da UE, as autoridades gregas e os voluntários locais. Siga a viagem de Zakaria desde a Síria, pela Grécia, até aos Países Baixos.

Saiba mais
Combater a pobreza

"Agora que tenho emprego e um apartamento, posso finalmente planear o futuro."

Jaroslav Reiber

Erguer alicerces: como a UE está a ajudar a quebrar o ciclo da pobreza

Desemprego, subnutrição, desalojamento -- a pobreza nas suas diferentes formas, afeta muitas famílias ao longo de várias gerações. A UE está a aproximar-se do terreno para consolidar o trabalho dos serviços, assistentes sociais e voluntários nacionais, com vista a combater a pobreza e a exclusão social em toda a Europa.

Saiba mais

Sabia que?

31,1%

da população total da UE não consegue, atualmente, dar-se ao luxo de ter uma semana de férias anual fora de casa.

12,4 mil milhões de euros

foram atribuídos a projetos fora da UE para ajudar a combater as causas da migração, incluindo mil milhões de euros para instalações para refugiados na Turquia e 3,5 mil milhões de euros em ajuda humanitária nas regiões afetadas.

91,5%

de todas as empresas europeias são microempresas (o que significa que têm menos de 10 funcionários).

€100 000

o nível de garantia de depósitos bancários em qualquer país da UE, que protege as poupanças dos cidadãos contra colapsos do setor bancário.

EXISTEM HERÓIS LOCAIS NA SUA COMUNIDADE?

A sociedade depende das pessoas que trabalham em conjunto para o bem de todos. Mas quem são os heróis locais que o fazem na sua região?