EU PROTECTS > A nossa segurança

A nossa segurança

O mundo em que vivemos pode ser perigoso. A proteção contra hackers, terroristas, vigaristas e ladrões exige dedicação, cooperação e muito trabalho. É uma batalha que ninguém consegue vencer sozinho.

Graças à UE, as forças policiais e aduaneiras dos diferentes países podem partilhar informações e trabalhar em conjunto além fronteiras para resolver estes problemas da melhor forma. Conheça as histórias de heróis comuns que, com o apoio da UE, ajudaram a travar quadrilhas, impedir ataques terroristas e manter as nossas fronteiras seguras, fazendo da Europa um local mais seguro para viver.  

Fighting euro counterfeiters

“It’s a relief to know that businesses like mine aren’t alone in the fight against counterfeiters.”

Florian Spietz

Out of print: How the EU is putting an end to counterfeit currency

It’s a game of cat-and-mouse: as soon as new security features are added to euro banknotes or coins, criminals try to copy them. The EU is helping national authorities stay ahead of the game. In 2014, Romanian and Italian police were closing in on a network of money forgers. Sharing information across borders disrupted a criminal operation, preventing millions of fake euros from entering the European market and damaging ordinary businesses.

Learn more
Ransomware

“All of a sudden, I couldn’t access my documents, pictures or music. I was locked out of all my computer files!”

Sebastian Nicolau

Cracking the code: How the EU protects our computers from cybercriminals

Spam, unwanted software downloads, viruses – cybercriminals do not even have to be in the same place as their victims to inflict long-lasting damage. Learn about the EU agency that helped Romanian and Dutch police catch up with a network of cybercriminals. Coupled with an anti-ransomware website, the EU is sending a strong warning to criminals who try to hijack our computers in exchange for money.

Learn more
Cibercriminalidade

«Se outros pais se encontrarem nesta situação, devem entrar imediatamente em contacto com o seu Centro Nacional “Internet mais segura”.»

Carmen

Navegação segura: como a UE nos protege na rede

Aprender, jogar, comprar, conversar, navegar, partilhar ou gostar: a Internet está no centro da vida moderna. Mas também há perigos que se escondem na rede: os agressores, trolls, vigaristas, aliciadores de menores e piratas informáticos representam uma ameaça para os utilizadores não informados. É por esta razão que a UE desenvolveu uma rede de proteção que oferece ajuda e aconselhamento sobre como se tornar um internauta avisado, seja qual for a idade.

Saiba mais
Busca e salvamento

"Foi um dia que começou bem e acabou mal. Mas, sem a tecnologia de satélite e as equipas de socorro, poderia ter sido muito, muito pior."

José Dias

Encontrar a agulha no palheiro: como a UE utiliza os satélites para salvar vidas

Em situações de emergência, a velocidade e a precisão do Sistema Europeu Global de Navegação por Satélite pode poupar tempo precioso. Quando um iate belga se estava a afundar ao largo da costa portuguesa, as equipas em Portugal, na Bélgica e em Marrocos recorreram aos satélites da UE para localizar a embarcação e preparar a missão de salvamento. 

Saiba mais
Land border protection

“At the border, time is always against us. We have to act fast, work together and use the limited information we have to make split-second decisions.”

Piotr Wiciejowski

Guarding the gateway: How the EU helps secure Europe’s land borders

At any border crossing into Europe, officers need to be able to act fast and rely on each other to detect fake passports, seize stolen cars and prevent criminal activity. Follow the EU border officers helping their Polish colleagues patrol the crossings between Poland and Ukraine, keeping citizens safe and criminals in retreat.

Learn more
Air safety

"When I heard there was a plane crash I thought, Oh my God, Oh my God."

Dorothy Sophocleous

Flying without fear: How the EU keeps us safe when we fly

European skies are among the busiest in the world. They are also among the safest. From the airport tarmac to the air traffic control room, the EU is taking steps to prevent unsafe airlines from flying anywhere in Europe and putting passengers in danger.

Learn more
Segurança das fronteiras

«A crise migratória foi um dos maiores desafios que enfrentámos nos últimos anos.»

Antonis Kelaiditis

Nenhum homem é uma ilha: como uma agência da UE ajuda a proteger as fronteiras

Quando os migrantes começaram a chegar às praias de Lesbos, na Grécia, os habitantes locais fizeram o seu melhor para salvar vidas e fornecer abrigo. Contudo, os serviços de controlo de fronteiras e a polícia ficaram rapidamente sobrecarregados com o exorbitante número de chegadas. Atualmente, a agência de proteção das fronteiras da UE e guarda costeira grega trabalham em conjunto para restituir a segurança e proteção à comunidade da ilha.

Saiba mais
Extremismo

"Como a maioria das pessoas, para mim a radicalização era qualquer coisa que passava na televisão. Mas o dia 22 de maio de 2017 mudou tudo isso."

Figen Murray

Da consciência à prevenção: comc a UE está a combater a radicalização em toda a Europa

A radicalização e as posições extremas sempre existiram, mas as novas tecnologias e as crescentes modificações da sociedade tornam-nas numa ameaça enganadora, em particular para os mais jovens. Fique a conhecer duas mães, os acontecimentos pessoais que as conduziram ao combate contra a radicalização e a rede que abrange toda a UE e lhes ofereceu um novo palco para partilharem as suas histórias e juntarem forças a outros profissionais no terreno.

Saiba mais

Sabia que?

50%

de todos os crimes cometidos em alguns estados-membros são cibercrimes.

37%

em 2017 verificou-se que havia menos cidadãos de fora da União Europeia presentes ilegalmente no território, em contraste com o ano anterior.

230 MILHÕES

de medicamentos usados indevidamente e substâncias de doping foram apreendidas em dezembro de 2017 no âmbito da maior operação de combate ao tráfico de drogas deste género, que resultou em 111 detenções.

CONHECE ALGUNS HERÓIS LOCAIS?

A resposta é muito provavelmente "sim". Cada canto da UE tem os seus heróis locais, e cada um trabalha incansavelmente para nos manter seguros. Leia as histórias dos heróis perto de si.