EU PROTECTS > A nossa saúde

A nossa saúde

Graças a tremendos avanços na ciência, vivemos mais tempo e somos mais saudáveis do que nunca. No entanto, continuamos a ter de nos proteger contra diversos riscos para a nossa saúde, incluindo de produtos perigosos, doenças mortais e produtos químicos perigosos.

A União Europeia assume a responsabilidade de cuidar dos seus cidadãos de forma séria. Diariamente, heróis dos diferentes países da UE trabalham em conjunto para manter a nossa saúde e segurança. Estas são as suas histórias.

Food allergens

"My daughter suffers from a really serious peanut allergy. Not knowing the ingredients in her food could be life-threatening."

Daniela Halm

In a nutshell: How the EU protects citizens from dangerous food ingredients

For people with food allergies, simply eating a snack containing the wrong ingredient could end in disaster. Find out about the European food labelling system that is helping families dealing with food allergies live normal and healthy lives. Then, see how these rules were put to the test when Germany and Austria discovered peanuts in a batch of pastries. Thanks to all of these safeguards, European consumers can shop and eat without worrying about what might be lurking on their plate.

Learn more
Ameaças à nossa saúde

"Ter acesso aos melhores especialistas europeus foi essencial para encontrar o melhor tratamento possível para o nosso filho."

K & J

Uma segunda opinião: de que forma as redes da UE partilham saber para salvar vidas

Na Europa, existem cerca de 30 milhões de pessoas com doenças e doenças raras, mas nenhum país possui sozinho o saber ou a capacidade para as tratar. Em 2017, profissionais médicos de 28 centros em 13 países da UE ajudaram uma médica de família a diagnosticar e definir o tratamento para uma criança com um caso raro de epilepsia.

Saiba mais
Efeitos das alterações climáticas

"Com a minha idade, não quero encontrar-me numa situação de perigo sempre que saio de casa."

Umbelina Martinho

Manter a frescura: descubra como a Europa está a usar soluções naturais para lutar contra as ondas de calor 

Só na Europa, as ondas de calor provocam mais de 3000 mortes por ano. Desde um trilho natural em Cascais até aos avançados satélites europeus que medem as altas temperaturas em Bolonha, a UE tem vindo a apoiar urbanistas, arquitetos e cientistas que trabalham em soluções locais para responder ao calor extremo. O que está em causa? Milhares de vidas todos os verões, em toda a Europa.

Saiba mais
Ameaças à nossa saúde

A contribuição da UE, no valor de 2 mil milhões de euros, ajudou a conter um dos maiores surtos de ébola da história.

Contenção do ébola: proteger pessoas em risco de vida

À medida que o ébola se alastrava pela África Ocidental, a UE ajudou centenas de pessoas de toda a Europa a unir esforços para enfrentar o surto.

Saiba mais
Chemicals in our clothing

"It’s reassuring to know my son will be safe in clothes that are free from toxic chemicals."

Gosia Calabrò

Tightening the seams: How the EU is protecting us from toxic chemicals in clothes

Whether it’s the start of a new season, your child’s first day of school or a great deal during sales – there are many things to consider when buying clothes. But there are some chemical substances that, if found in clothing, are dangerous to human health. This is why the EU – with support from scientists, chemical inspectors and textile companies – is limiting the use of 33 chemicals in all textile products made and sold on the European market.

Learn more
Ameaças à nossa saúde

"Pela primeira vez na minha vida, o meu coração bate de forma normal. A operação permitiu-me alcançar um novo horizonte."

Pieter Kappelhof

Manter o ritmo: como a UE está a tratar os corações com tratamentos modernos

Para a maioria de nós, um coração saudável é um dado adquirido. Mas para muitas pessoas que sofrem de doenças cardíacas, trata-se de um luxo. Ao longo dos últimos seis anos, dois ensaios clínicos financiados pela UE desenvolveram uma válvula cardíaca humana mais duradoura que já melhorou as vidas de muitos pacientes em toda a Europa.

Saiba mais
Produtos perigosos

"Quero ter a certeza absoluta de que os brinquedos do meu filho são seguros."

Svenja Weber

Perigo oculto: descubra como um brinquedo-surpresa pôs os países europeus em alerta máximo

Uma personagem favorita, uma cor ou um sabor preferido – estas são as escolhas que nos guiam quando fazemos compras para crianças, sendo por vezes fácil ignorar potenciais riscos. Quando a Finlândia deu o alerta sobre os perigos de um brinquedo-surpresa numa garrafa de sumo importada, o Luxemburgo foi um dos 31 países que receberam o aviso. Graças a um sistema de alerta Europeu, foi possível manter milhares de crianças fora de perigo de asfixia.

Saiba mais

Sabia que?

22%

de redução das emissões dos gases com efeito de estufa desde os anos 90

81 ANOS

a esperança média de vida à nascença dos cidadãos da UE em 2016

86%

das mortes causadas por desastres naturais na UE resultam de temperaturas extremas durante as ondas de calor

29%

de produtos não alimentares que foram identificados como perigosos para os consumidores são brinquedos e outros 20% são veículos motorizados

52

o número de doenças transmissíveis e problemas de saúde analisados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

DUAS EM TRÊS PESSOAS

(67,2%) na UE avaliam a própria saúde como muito boa ou boa

AS HISTÓRIAS NÃO PARAM AQUI

Na sua área, existem heróis que sempre trabalham para proteger a sua saúde, da sua família e amigos. Leia as suas histórias para descobrir como estão a ajudar.