EU PROTECTS > A nossa saúde > Perigo oculto: descubra como um brinquedo-surpresa pôs os países europeus em alerta máximo

"Quero ter a certeza absoluta de que os brinquedos do meu filho são seguros."

Svenja Weber

No outono de 2017, um inspetor aduaneiro finlandês viu um pacote suspeito de garrafas de sumo. Eram bastante chamativas para os mais novos, porque cada garrafa continha um pequeno brinquedo. Mas, após vários testes, o laboratório aduaneiro na Finlândia confirmou que o brinquedo representava um risco de asfixia. 

A Finlândia ativou de imediato o sistema de alerta da Europa. Nos dias seguintes, as autoridades nacionais da UE agiram rapidamente para retirar das lojas as referidas garrafas de sumo.

Perigo oculto: descubra como um brinquedo-surpresa pôs os países europeus em alerta máximo

Uma personagem favorita, uma cor ou um sabor preferido, estas são as escolhas que nos guiam quando fazemos compras para crianças, sendo por vezes fácil ignorar potenciais riscos. Quando a Finlândia deu o alerta sobre os perigos de um brinquedo-surpresa numa garrafa de sumo importada, o Luxemburgo foi um dos 31 países que receberam o aviso. Graças a um sistema de alerta Europeu, foi possível manter milhares de crianças fora de perigo de asfixia.

Desloque-se para continuar

Svenja Weber

Luxemburgo

"Quando faço compras no supermercado, levo o meu filho comigo. Quando ele vê prateleiras cheias de produtos embalados em cores vivas e com imagens dos seus heróis dos desenhos animados, tenho sempre de verificar esses produtos para garantir que são adequados para crianças."

 

 

 

 

 

 

"Para as crianças, a tentação está em todo o lado nas lojas."

- Svenja Weber

Mikko Kontiainen

Laboratório do Serviço de Alfândega

Finlândia

"A minha responsabilidade é testar brinquedos e outros produtos de consumo. Quando a garrafa de sumo chegou ao laboratório, fiz testes ao brinquedo-surpresa. Parecia inofensivo, mas não cumpria as nossas regras de segurança. O brinquedo era demasiado pequeno e poderia facilmente ser engolido."

 

 

 

"Havia um risco de asfixia para as crianças."

- Mikko Kontiainen

Jonna Neffling

Alfândega

Finlândia

"Quando recebemos os resultados do laboratório, apreendemos rapidamente as garrafas de sumo no armazém do distribuidor. Depois, emitimos um alerta europeu. Em março de 2018, 24.770 garrafas já tinham sido destruídas sob a nossa supervisão, isto apenas na Finlândia."

 

 

 

 

 

"Todos os anos, emitimos 30 a 40 alertas."

- Jonna Neffling

Simone Wagner

Instituto de Normalização, Acreditação, Segurança e Qualidade de Produtos e Serviços

Luxemburgo

"Quando um produto perigoso é identificado, partilhamos informações com os nossos distribuidores nacionais e colegas europeus. A seguir ao alerta da Finlândia, as lojas da nossa rede descobriram que a garrafa de sumo já se encontrava no Luxemburgo. Fizemos testes e o nosso distribuidor retirou-a do mercado." 

"Assim que recebemos um alerta sobre um produto perigoso, fazemos todos os possíveis para proteger os consumidores."

- Simone Wagner

Sabia que?

Um sistema de alerta rápido europeu relativo a produtos não alimentares perigosos

Quando um produto perigoso é detetado nas fronteiras, é emitido um alerta a 31 países europeus (os 28 estados-membros da UE, em conjunto com a Islândia, Liechtenstein e Noruega) para que possa ser retirado do mercado rapidamente. 

Fora do berço

Em 2017, 29% dos alertas envolviam brinquedos, e em quase metade verificou-se que havia um risco de asfixia para as crianças. Outros objetos para crianças, como bancos de automóveis, bonecos ou fraldas, também desencadeiam um número elevado de alertas.

5,97 milhões

O número de artigos de brincar retirados de circulação em 2017.

50/50

Em 2017, cerca de metade dos alertas levou à retirada de produtos.

Seja HÁBIL e CAUTELOSO com as suas compras online

Conheça os seus direitos como consumidor & obtenha orientações para comprar produtos online em segurança.

QUEM SÃO OS OUTROS HERÓIS A PROTEGER-NOS DE PRODUTOS PERIGOSOS?

Talvez alguns destes heróis sejam do seu país.

Graças à UE, existe uma rede de heróis locais que trabalham em conjunto para ajudar a proteger os cidadãos europeus do tráfico de droga, radicalização, ataques cibernéticos e muito mais. De investigadores a pilotos, de especialistas em comércio a médicos, descubra como a UE apoia os heróis locais no seu país.