EU PROTECTS > O nosso meio ambiente > Salvar o esturjão: como a UE está a preservar a natureza e a apoiar as populações locais no Danúbio

"Ao ficarem a conhecer a vida selvagem dos rios, os meus alunos ficam mais bem preparados para cuidar do planeta para as gerações atuais e futuras."

Julie Himmelbauer

O esturjão é um peixe que povoa os nossos rios há mais de 200 milhões de anos, mas, hoje em dia, 5 em 6 espécies nativas do Danúbio estão em vias de extinção. Para preservar a espécie, a UE está a reunir investigadores, agentes oficiais locais, ONGs e professores da Áustria, Bulgária, Alemanha, Roménia, Sérvia e Ucrânia.

Existem cada vez menos esturjões no Danúbio e isto é um sinal de alerta. Há uma necessidade imediata de proteger a biodiversidade da Europa ao mesmo tempo que se salvaguardam a subsistências dos pescadores locais. Não são só os esturjões que correm perigo, muitas outras espécies desempenham um papel fundamental nos nossos ecossistemas e precisam de ser protegidas urgentemente.

Salvar o esturjão: como a UE está a preservar a natureza e a apoiar as populações locais no Danúbio

Nos últimos 50 anos, as populações de esturjões no Danúbio têm vindo a diminuir. A perda deste peixe tão antigo traz consequências graves tanto para a saúde do rio como para os pescadores do Danúbio. Fique a conhecer os heróis comuns que trabalham para proteger o habitat do esturjão, os animais e as comunidades que deles dependem.

Desloque-se para continuar

Thomas Friedrich

Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida

Áustria

"Hoje em dia, os esturjões europeus estão ameaçados pela pesca excessiva, a redução dos habitats, as barragens e outras barreiras físicas que têm impacto nas suas vias migratórias. Com a ajuda da UE, estamos a trabalhar com países diferentes na região para eliminar estas ameaças."

"Os esturjões desempenham um papel importante no ecossistema como um todo. Ao combinar a investigação e a conservação ativa, é possível melhorar o rio para os peixes e para as pessoas."

"O que está em causa é mais do que uma só espécie. A questão mais importante é perceber se a nossa sociedade vai decidir valorizar um ambiente saudável."

 - Thomas Friedrich

Ekaterina Voynova

World Wild Fund for Nature

Bulgária

"A Bulgária é um dos maiores produtores de caviar legal do mundo. Dado o seu estatuto de produtos de topo de gama, as ovas de esturjões selvagens têm sido pescadas ilegalmente no comércio de caviar ilegal."

"Através deste projeto financiado pela UE, trabalhamos com os agentes que aplical as leis na Bulgária, Roménia, Ucrânia e Sérvia para proteger os esturjões selvagens em desova ao longo de todo o Baixo Danúbio, deste as Portas de Ferro ao Mar Negro."

"Não conseguimos proteger os esturjões apenas do nosso lado da fronteira."

 - Ekaterina Voynova

Jutta Jahrl

World Wild Fund for Nature

Áustria

"Coordenamos o projeto da UE dedicado à proteção de esturjões. Trabalhamos diretamente com as comunidades de pescadores da região do Danúbio que dependem dos esturjões desde há gerações."

"Organizamos eventos e sessões de formação com os pescadores para compreender as suas necessidades e avaliamos modos de subsistência alternativos, como o turismo ou o fabrico de produtos locais."

 

"A pesca deve continuar a constituir uma fonte de rendimento, mas não às custas da população de esturjões."

 - Jutta Jahrl

Cristina Munteanu

World Wild Fund for Nature

Roménia

"Através do projeto de conservação do Danúbio da UE, estamos a desenvolver um pacote educativo para os mais jovens. Fornece informações sobre o Danúbio, os seus esturjões e outros recursos naturais."

"Este projeto vai para além da educação e não se aplica apenas à Roménia: procuramos preparar as pessoas na região do Danúbio para desenvolverem fontes de rendimento nas suas comunidades ao mesmo tempo que cultivam o respeito pelo ambiente em que vivem."

"Encorajamos os jovens a criarem pequenas empresas recorrendo àquilo que existe na sua região, mas sem prejudicarem a natureza."

 - Cristina Munteanu

Julie Himmelbauer

Professora, Escola Rudolf Steiner

Áustria

"Os meus alunos participaram no programa de repovoamento de esturjões da UE. Cada aluno ajuda a ‘libertar’ um esturjão para o mundo selvagem."

"Não interessa que se venham a tornar biólogos marinhos daqui a 20 anos. Se se lembrarem desta experiência e ganharem consciência do meio natural que os rodeia, penso que já foi algo muito positivo."

"Devido às alterações climáticas, hoje, mais do que nunca, é importante que as gerações mais jovens fiquem a conhecer a vida selvagem dos rios."

 - Julie Himmelbauer

 

Sabia que?

6

O número de países que uniram esforços no contexto do projeto da UE Life for Danube Sturgeons (Áustria, Bulgária, Alemanha, Roménia, Sérvia, Ucrânia). Todos os países da região do Danúbio deverão beneficiar com este projeto.

2 500 pares de pelicanos brancos em época de reprodução

– a maior colónia fora de África – chega ao delta do Danúbio todos os anos, na primavera. Tal como o esturjão, estão protegidos pela legislação da UE e foram incluídos na Estratégia para a Região do Danúbio da UE, que coordena 14 países com organizações como o World Wild Fund for Nature (WWF) para preservar a natureza e estimular a prosperidade ao longo do rio.

18%

a proporção da superfície terrestre da UE abrangida pela Natura 2000, a maior rede de áreas protegidas do mundo.

70%

A percentagem de pescadores que fazem parte dos 200 membros do projeto de conservação financiado pela UE (LIFE for Danube Sturgeons).

30,000-60,000

O número de Sterlets (um tipo de esturjão) que se prevê vir a ser libertado anualmente no contexto do projeto de repovoamento de esturjões Sterlet EU LIFE durante os próximos 4 a 5 anos.

Polinizadores da UE

Outra iniciativa, em toda a Europa, de proteção de espécies (abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores) que são vitais para a nossa saúde, para a segurança alimentar e para o bem-estar do nosso planeta.

QUEM SÃO OS OUTROS HERÓIS QUE PROTEGEM O NOSSO MEIO AMBIENTE?

Talvez alguns destes heróis sejam do seu país.

Graças à UE, existe uma rede de heróis locais que trabalham em conjunto para ajudar a proteger os cidadãos europeus das ameaças ambientais, da poluição, da perda de espécies ameaçadas e muito mais. De ambientalistas a agentes aduaneiros, de agentes de segurança alimentar a equipas de resposta às inundações, descubra como a UE apoia os heróis locais no seu país.