Tecnologia

Excelente!
É ótimo saber que tens uma paixão por
Tecnologia
Ver todas as paixões
A MINHA TECNOLOGIA. A MINHA VIDA.

A investigação financiada pela UE traz benefícios para mim, para a minha família e para o planeta

NA LIDERANÇA

Aquece os motores: Quero que a minha comunidade entre na corrida da tecnologia dos transportes. De veículos autónomos a combustíveis alternativos, a UE está a investir para tornar os carros mais verdes e mais eficientes energeticamente. Isto inclui a eliminação de engarrafamentos frustrantes através da gestão da utilização de automóveis de condução autónoma e do desenvolvimento de estradas que carregam veículos elétricos enquanto se espera num sinal vermelho. 

REDUZIR OS RESÍDUOS

Como podemos fazer mais com menos? Com uma população em aumento constante e recursos naturais limitados, é essencial continuarmos a encontrar formas de reutilizar os recursos que temos. Para tal a EU está a investir em projetos que dão nova vida aos resíduos. Vejamos o exemplo das tecnologias que transformam os grãos de café em tinta. Saber que estou a ajudar o meio ambiente até faz com que o meu café da manhã saiba ainda melhor.

BLOQUEAR OS PIRATAS INFORMÁTICOS

De colunas e consolas de jogos com Wi-Fi a uma chaleira que possa ligar com o meu smartphone, é seguro dizer que quase todos os objetos que tenho em casa estão online. Mas com cada dispositivo smart que ligo, a rede da minha casa fica ainda mais exposta a ataques. Então, como posso proteger-me? A tecnologia Blockchain pode ser a resposta. Graças à investigação financiada pela UE, a minha rede ficará estanque e os meus dados ficarão seguros no futuro. 

UMA PEQUENA AJUDA

Dizem que as coisas boas vêm em embalagens pequenas e, no caso da nanotecnologia, é mesmo verdade. A UE investirá 1,8 mil milhões de EUR entre 2018 e 2020 no desenvolvimento de uma tecnologia microscópica segura. Apesar de ser do tamanho de um átomo, pode ajudar-me na minha vida diária, desde a integração nos tecidos da roupa para reduzir as patologias de sensibilidade cutânea, a passar pelo meu fluxo sanguíneo para fornecer medicamentos ao local de um tumor.

CUIDAR

A verdade é esta: as doenças são um facto da vida. Mas isso não significa que não possam ser derrotadas. A UE está a investir milhares de milhões de euros em investigação para encontrar curas inovadoras para patologias clínicas que me afetam diretamente ou à minha família, como o cancro. É bom saber que a investigação de ponta está à procura de novos tratamentos e curas para mim e para os meus entes queridos.

Como funciona?

A minha paixão por tecnologia de ponta torna as nossas vidas mais inteligentes e mais sustentáveis. O Horizonte 2020 é o programa de investigação e desenvolvimento da UE e está a investir 77 mil milhões de Euros em nova tecnologia inovadora e inteligente entre 2014 e 2020. Há 30 mil milhões de Euros destinados a financiar projetos só nos próximos 2 anos. Reduzir as nossas emissões de carbono, reutilizar os nossos recursos atuais e construir uma sociedade digital são grandes desafios e ser um cidadão da UE significa que faço parte da busca de soluções.

    Sabias?

    77 mil milhões de EUR

    /euandme/file/786_pttechnology.png

    O orçamento total do Horizonte 2020, o programa da UE para investigação e desenvolvimento.

    115 235

    /euandme/file/785_pttechnology2.png

    potenciais projetos que solicitaram financiamento ao abrigo do Horizonte 2020 entre 2014 e 2016.

    Premiados

    /euandme/file/784_pttechnology3.png

    Dois dos vencedores do Prémio Nobel de 2017 trabalharam em projetos financiados pela UE, como o desenvolvimento de melhores tecnologias de microscópios eletrónicos.

    110 000+

    /euandme/file/783_pttechnology4.png

    investigadores e cientistas que beneficiaram de apoio ao abrigo das Ações Marie Sklodowska-Curie Actions nas últimas duas décadas, nove dos quais até ganharam o Prémio Nobel.

    80 mil milhões

    /euandme/file/833_pttechnology6.png

    Orçamento total dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para investigação e inovação 2014-2020.

    350 000

    /euandme/file/834_pttechnology7.png

    Número de novos empregos que se prevê criar até 2020 por via da especialização inteligente, uma iniciativa centrada nas vantagens competitivas específicas de cada região e que as apoia.

    Director's Video

    /euandme/file/21236_ptOona: uma curta-metragem #EUandME realizada por Zaida Bergroth

    Oona, realizado por Zaida Bergroth

    Depois de ficar perdida e abandonada numa floresta ameaçadora, uma jovem rapariga tem que confiar na ajuda de uma amiga improvável para encontrar o caminho de casa.

    /euandme/file/21236_ptOona: uma curta-metragem #EUandME realizada por Zaida Bergroth

    /euandme/file/21237_ptOona: o trailer oficial #EUandME

    /euandme/file/21238_ptNos bastidores de Oona: uma curta-metragem #EUandMe

    Histórias #EUandME

    The Story of Josephine

    #EUandME Thanks to the EU, she has set up a company to manufacture eco-friendly cloth bags in order to curb plastic waste. 

    You might want to read these

    The story of Michael

    #EUandME Thanks to the EU he was able to launch his green energy company and use EU subsidies to expand the company. 

    The story of Jill

    #EUandME Jill is passionate about protecting nature and creating a sustainable Europe. The EU supports her every step of the way.

    The story of Iva

    #EUandME Thanks to the EU, Iva is able to make big data analysis more accessible to non-specialists around the world.

    Que mais o apaixona?

    A anos luz...

    Até onde vão os teus conhecimentos sobre tecnologias?

    As empresas não sobrevivem sem issoTenho de treinar as minhas competências digitais