Direitos sociais

Excelente!
É ótimo saber que tens uma paixão por
Direitos sociais
Ver todas as paixões
OS MEUS DIREITOS LABORAIS. A MINHA VIDA.

Tem férias pagas, licença de maternidade/paternidade e outros direitos quando trabalhas na UE

Descanso e relaxamento

Todos precisamos de repousar, de tempos a tempos. Quer queira passar as minhas férias a fazer caminhadas na Floresta Negra, a apanhar sol em Lisboa ou a ler um livro em casa, trabalhar na UE dá-me o direito a ter um mínimo de quatro semanas de férias pagas. Apenas tenho de escolher como as quero usar! 

OS ACIDENTES ACONTECEM

A vida pode ter o mau hábito de nos surpreender. Braço partido? Doença repentina? Perdeste o emprego? Seja qual for o infeliz acaso, ser cidadão da UE dá-me o direito a receber proteção da segurança social, como subsídio por doença ou subsídio de desemprego. A UE implementou redes de segurança para me ajudar em períodos difíceis, mesmo que eu viva noutro país da UE.

TRABALHAR DAS NOVE ÀS CINCO

Passo muito tempo no trabalho, por isso, a UE exige que, em troca, o meu empregador respeite os meus direitos. Têm de me pagar de forma justa e dar condições de trabalho seguras e aceitáveis, além de não me poderem obrigar a trabalhar mais de 48 horas a cada 7 dias. Tenho direito a trabalhar num ambiente agradável e sem me esgotar.

ASSUNTOS FAMILIARES

Ser pai ou mãe é um trabalho a tempo inteiro, mas também me preocupo com a minha carreira. Quero encontrar o equilíbrio certo entre o trabalho e a vida privada. Segundo a legislação na UE, os homens e mulheres têm direito a 4 meses de licença parental e todas as mulheres grávidas têm direito a um mínimo de 14 semanas de licença de maternidade com vencimento. E não é tudo: a Comissão Europeia elaborou uma proposta para melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, para que a Europa continue a ser um local agradável e saudável para trabalhar.

IGUALDADE ESSENCIAL

Achas que é injusto que um colega progrida na sua carreira devido apenas ao seu género? A UE também. A União Europeia espera que todas as empresas ofereçam igualdade de oportunidades para homens e mulheres. Tanto as mulheres como os homens têm direito a pagamento igual para trabalho igual.

A CUIDAR DE MIM

De computadores a obras, somos confrontados diariamente com vários riscos nas nossas vidas profissionais. Para nos mantermos seguros no trabalho, a UE implementou requisitos de segurança. Podem ser algo simples, como usar um capacete ou garantir que o equipamento elétrico é testado, ou pode até envolver cursos de formação e partilha de conhecimento. De qualquer das formas, consigo fazer o meu trabalho sem colocar em perigo a minha segurança.

Como funciona?

Engenheiro, assistente de vendas, professor, enfermeiro ou canalizador: seja qual for a minha profissão, se eu trabalhar na UE, tenho direito a ser tratado de forma justa. Os meus direitos, tais como, ter quatro semanas de férias pagas por ano ou receber subsídios da segurança social se ficar sem emprego, estão estabelecidos na Carta Europeia dos Direitos Fundamentais e no Pilar Europeu dos Direitos Sociais. A proteção que a UE fornece ajuda-me a gerir qualquer surpresa que ocorra na minha vida profissional.

    Sabias?

    245,8 milhões

    /euandme/file/739_ptworking-rights.png

    Número de pessoas entre os 15 e os 74 anos empregadas ou à procura de emprego na UE.

    70

    /euandme/file/738_ptworking-rights2.png

    O número de leis da UE que protegem os direitos dos trabalhadores.

    19,1%

    /euandme/file/737_ptworking-rights3.png

    Média do PIB gasto na UE em proteção social, licença de maternidade, subsídio por doença, etc., em 2016.

    48

    /euandme/file/736_ptworking-rights4.png

    Número máximo de horas que um trabalhador da UE pode trabalhar, em média, num período de 7 dias.

    4 semanas

    /euandme/file/735_ptworking-rights5.png

    Período mínimo de férias pagas a que cada trabalhador tem direito por ano.

    Director's Video

    /euandme/file/shape-uma-curta-metragem-euandme-realizada-por-jaco-van-dormael_ptThe Shape: Uma curta-metragem #EUandME realizada por Jaco Van Dormael

    The Shape, realizado por Jaco Van Dormael

    A tempestade está no horizonte. Quando uma nuvem negra envolve uma pequena aldeia, os moradores descobrem que isso pode acabar com mais do que apenas o céu azul.

    /euandme/file/shape-uma-curta-metragem-euandme-realizada-por-jaco-van-dormael_ptThe Shape: Uma curta-metragem #EUandME realizada por Jaco Van Dormael

    /euandme/file/forma-o-trailer-oficial-do-euandme_ptA forma: O trailer oficial do #EUandME

    /euandme/file/bastidores-shape-uma-curta-metragem-euandme_ptBastidores The Shape: Uma curta-metragem #EUandME

    The Shape PT

    /euandme/file/21233_ptParty Animal: uma curta-metragem #EUandME realizada por Yorgos Zois

    Party Animal, realizado por Yorgos Zois

    Alex é um enérgico jovem de 25 anos de idade que fará tudo para continuar a dançar. Preso num emprego cheio de restrições, foi subitamente atingido por um rasgo de inspiração.

    /euandme/file/21233_ptParty Animal: uma curta-metragem #EUandME realizada por Yorgos Zois

    /euandme/file/21234_ptParty Animal: o trailer oficial #EUandME

    /euandme/file/21235_ptNos bastidores de Party Animal: uma curta-metragem #EUandMe

    Histórias #EUandME

    The story of Cedric

    #EUandME Thanks to an EU initiative, Cedric was able to travel abroad to volunteer and teach children how to play football and achieve self-fulfilment.

    Que mais o apaixona?

    Aventuras-te ou és um combatente ecológico?

    O que vais fazer nas tuas férias pagas?

    Vou navegar pelos sete maresNão há férias na luta contra as alterações climáticas

    As pessoas que se interessam por direitos laborais também se interessam por: