Internet

Excelente!
É ótimo saber que tens uma paixão por
Internet
Ver todas as paixões
A MINHA LIGAÇÃO. A MINHA VIDA.

Navega na Internet a partir de qualquer país da UE

WORLD WIDE WEB

Quer seja para conversar com amigos ou ver o último episódio da minha série favorita em streaming, tenho o direito a uma ligação básica à Internet em casa, na UE. Esteja onde estiver, deve haver pelo menos um fornecedor de Internet que me possa dar acesso a uma ligação de qualidade a preços acessíveis. É o chamado princípio de serviço universal. E mais: a UE está a investir mais de 2 mil milhões de Euros no fortalecimento da banda larga em áreas rurais. Por isso, se tiver acabado de chegar à Chéquia, ou a publicar uma selfie que tirei em Espanha, sei que posso usar a melhor ligação à Internet doméstica possível, a um preço fixo e razoável. 

LIGAÇÃO JUSTA

Procuras notícias locais ou informação sobre o próximo Europeu de Futebol? Seja qual for o meu interesse, os fornecedores de serviços de Internet da UE não podem desacelerar nem bloquear o conteúdo a que acedo para promover um website mais que outro. Desde que seja legal, seguro e que a rede não tenha um movimento fora do comum, posso ler, ver ou jogar o que quiser.

ENTRETENIMENTO ALÉM-FRONTEIRAS

A UE acredita que as fronteiras nacionais não me devem impedir de desfrutar de um bom filme, álbum ou jogo. É por isso que posso aceder às minhas assinaturas de serviços de streaming de vídeo e música online sempre que viajar dentro da UE. Vemos só mais um episódio?

WiFi4EU

A ver o horário dos comboios em movimento? Quero poder usar uma rede Wi-Fi pública gratuita em vez de gastar os meus dados. A UE está a investir 120 milhões de EUR na instalação de hotspots de Wi-Fi pública gratuita em até 8 mil locais diferentes em toda a Europa, para que eu possa ligar-me onde quer que esteja.

PRATICAR

Sabias que 44% dos europeus entre os 16 e os 74 anos carecem de competências digitais básicas? E mais: 9 em cada 10 empregos no futuro vão exigir estas competências digitais. Para colmatar as lacunas de competências e garantir que estou preparado para o mercado laboral do futuro, posso aceder à Iniciativa Upskilling Pathwaysda UE, participar em cursos de formação dados por membros da Digital Skills and Jobs Coalition e saber mais sobre tecnologia e programação num dos milhares de eventos EU Code Week . Se for estudante universitário, posso também realizar uma Formação de Oportunidade Digital noutro país europeu e obter competências digitais avançadas.

Como funciona?

Segundo as leis da UE, independentemente da zona onde vivo ser rural ou remota, se fizer parte da UE, devo ter acesso garantido à melhor ligação à Internet possível a um preço razoável. Consigo aceder a milhares de hotspots de Wi-Fi gratuita em toda a Europa e levar os meus serviços de assinatura de vídeo, música, jogos e desporto para onde quer que vá.

    Sabias?

    72%

    /euandme/file/635_ptinternet.png

    dos europeus usam a Internet todos os dias.

    90%

    /euandme/file/633_ptinternet2.png

    dos jovens europeus (com 16-24 anos) usam redes sociais.

    53%

    /euandme/file/632_ptinternet3.png

    dos europeus reservam viagens, alojamento ou bilhetes online.

    46%

    /euandme/file/631_ptinternet4.png

    dos europeus usam a Internet para fazer chamadas telefónicas ou videochamadas.

    50%

    /euandme/file/630_ptinternet5.png

    dos europeus entre os 15 e os 39 anos de idade pensam que aceder aos serviços de que são assinantes enquanto viajam é importante.

    Liga-te

    /euandme/file/629_ptinternet6.png

    Se estás numa zona rural sem ligação à Internet, fala com a tua autoridade nacional reguladora, que pode ajudar-te a ficar online.

    Director's Video

    /euandme/file/21230_ptO Solitário: uma curta-metragem #EUandME realizada por Tomasz Konecki

    O Solitário, realizado por Tomasz Konecki

    Um amante da vida selvagem, Jan vive sozinho numa cabana nas montanhas, na Polónia. Mas, quando o destino interrompeu o seu estilo de vida solitário, teve de conceber um plano para seguir o seu coração.

    /euandme/file/21230_ptO Solitário: uma curta-metragem #EUandME realizada por Tomasz Konecki

    /euandme/file/21231_ptO Solitário: o trailer oficial #EUandME

    /euandme/file/21232_ptNos bastidores de O Solitário: uma curta-metragem #EUandMe

    Histórias #EUandME

    Digital inclusion for all

    Patrick de la Hamette, engineer, is working in the social security sector and wants to help others in a concrete and practical way. A few years ago, he started volunteering and co-founded a non-profit organisation to support digital inclusion. He had not realised how big and satisfying this project would become.

    You might want to read these

    The story of Mounir

    #EUandME Thanks to the EU, Mounir was able to talk with equal terms with web giants across the world and progress Europe’s internet legislation.

    Tecnologia para todos: um sonho coletivo que gera offertas low-cost

    Quando José tinha 19 anos, queria um smartphone e pediu-o aos pais, que lhe disseram que não. Neste cenário e em busca de alternativas mais baratas, optou por comprar um telemóvel em segunda mão e a partir deste momento, surgiu-lhe a ideia de criar a Forall Phones, que permite que todas as...

    The Story of Kaya

    #EUandME Thanks to the EU she is able to run her business from anywhere due to speedy internet access and access training in order to improve her skills.

    From the comfort of her couch: the blogger LAPKINN reveals why she likes using European e-shops

    “I’ve loved fashion since I was a little girl. My mum got me started”, said Linda Babušík Adamčíková, the fashion blogger better known as LAPKINN. It’s been 5 years since she started her blog. Today she holds the title of blogger of the year and all of Slovakia knows what’s in her wardrobe....

    How a romantic donkey ride turned into a test of Europe’s health insurance system

    Sandra Kisić is a 26-year-old from Sarajevo. She lived in Croatia and Tunisia for several years before eventually settling down in Prague. She is studying arts management at Prague’s University of Economics, she writes for Forbes magazine and she works in digital marketing. Fashion and travel...

    The story of Santa

    #EUandME Thanks to the EU, Santa is able to easily access the internet in order to create animations and illustrations and publish the results online, as well as be contacted by other experts.

    Que mais o apaixona?

    Há 1,8 mil milhões de websites na Internet

    O que procuras online?

    Novas receitas do meu chef favoritoVagas de emprego: procuro a minha grande oportunidade

    Tendências associadas à Internet: