Alimentação saudável

Excelente!
É ótimo saber que tens uma paixão por
Alimentação saudável
Ver todas as paixões
A MINHA ALIMENTAÇÃO. A MINHA VIDA.

Disfruta de alimentação saudável, segura e acessível 

COMIDA EM QUE POSSO CONFIAR

Quer seja a minha fruta favorita, as compras da semana ou o prato que pedi ontem num restaurante, quero saber se a minha comida é segura para mim e não prejudica o ambiente. Da quinta até ao prato, as regras da UE ajudam os agricultores, produtores e supermercados a garantir um elevado nível de segurança em todos os produtos. Tenho a liberdade de desfrutar das minhas refeições favoritas.

UM SABOR A EUROPA

Feta grego, Kiełbasa lisiecka polaco, Manchego espanhol, Blaa irlandês. Não há nada como a comida regional autêntica. Mas como sei se é mesmo autêntica? O rótulo DOP (Designação de Origem Protegida) da UE significa que alguns alimentos de especialidade, como é o caso destes, têm de vir da zona que os tornou famosos e serem produzidos de acordo com processos prescritos e testados por controlos rigorosos.

O QUE ESTÁ LÁ DENTRO?

E se tiver alergia a amendoins, por exemplo, e precisar de saber se o meu jantar tem algum vestígio de frutos secos? Para ter uma ideia exata do que está no meu prato, posso confiar nos rótulos de qualquer comida que compre na UE. Dizem-me precisamente quanto sal, açúcar, proteína e energia (gordura e hidratos de carbono) existem no item e que alergénios estão presentes. Os rótulos de produtos biológicos até me podem dizer como é que o próprio alimento foi produzido.

RESPOSTA RÁPIDA

Se forem detetados alimentos que representem um perigo para a saúde (como carne contaminada com salmonela), é ativado o Sistema de Alerta Rápido da UE (RASFF) para retirar rapidamente alimentos não seguros de venda. Várias outras políticas da UE reduziram os surtos de salmonela em quase metade desde 2010; graças a um esforço coordenado para melhorar a segurança alimentar na UE.

DIZER A VERDADE

Devo preocupar-me porque a informação no meu iogurte é mais fantasia do que facto? De modo algum. Na UE, todas as afirmações são revistas cientificamente e depois, aprovadas ou não, por especialistas dos países da UE. O objetivo é garantir que todas as informações de saúde nos rótulos são válidas. Por isso, se procuro um alimento que me ajude a controlar o colesterol, posso confiar no que diz a embalagem.

Como funciona?

A comida sabe melhor quando é produzida de forma justa e em segurança. As políticas agrícolas, ambientais e de segurança alimentar da UE garantem que os produtos são cultivados num ambiente saudável e controlado e respeitando os agricultores e as tradições locais. A UE tem procedimentos rigorosos em vigor para proteger a minha comida enquanto viaja da quinta, pelos processadores, embaladores e para os supermercados. A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar controla de perto os possíveis riscos relacionados com a comida para que, quando chegar a hora da refeição, eu possa sentar-me e desfrutar de uma boa comida. 

    Sabias?

    3,500

    /euandme/file/755_pthealthy-food.png

    Número aproximado de produtos registados em diferentes regimes de qualidade da UE. Existem três logótipos que posso encontrar nos rótulos: PDO (ou DOP, Designação de Origem Protegida), PGI (ou IGP, Indicação Geográfica Protegida) e TSG (ou ETG, Especialidade Tradicional Garantida).

    44 milhões

    /euandme/file/754_pthealthy-food2.png

    Número de pessoas que trabalham na indústria agroalimentar na UE.

    11%

    /euandme/file/753_pthealthy-food3.png

    Montante que uma família média gasta com a alimentação, metade do que era em 1962.

    Zero

    /euandme/file/839_ptnature5.png

    Não foram utilizados estímulos de crescimento antibióticos em alimentos animais desde a entrada em vigor da proibição, em 2006.

    Director's Video

    /euandme/file/21236_ptOona: uma curta-metragem #EUandME realizada por Zaida Bergroth

    Oona, realizado por Zaida Bergroth

    Depois de ficar perdida e abandonada numa floresta ameaçadora, uma jovem rapariga tem que confiar na ajuda de uma amiga improvável para encontrar o caminho de casa.

    /euandme/file/21236_ptOona: uma curta-metragem #EUandME realizada por Zaida Bergroth

    /euandme/file/21237_ptOona: o trailer oficial #EUandME

    /euandme/file/21238_ptNos bastidores de Oona: uma curta-metragem #EUandMe

    Histórias #EUandME

    “I’m dreaming of a world without food waste”

    Dalibor Matijević has founded some 6 start-ups in the last 8 years, combining lasting social innovation for people and for the environment. He embarked on this path as a child, helping all those who needed it. He is the founder and owner of the Robin Food store and trademark, which tackles global issues relating to social responsibility.

    You might want to read these

    The story of Dovile

    #EUandME Thanks to EU support, Dovile is able to learn more about marketing, business management and accounting in order to help create a successful peanut butter business.

    The story of Ingibjorg

    #EUandME Thanks to EU regulations, it is easy for Ingibjorg to find food suitable for her vegan diet.

    Que mais o apaixona?

    Não consegues parar de comprar livros de receitas?

    Talvez seja esta a altura para mudar de carreira...

    Sempre sonhei em tornar-me chef!O cheiro do pão quente dá-me vontade de abrir uma padaria