Direitos dos cidadãos

Excelente!
É ótimo saber que tens uma paixão por
Direitos dos cidadãos
Ver todas as paixões
A MINHA VOZ. A MINHA VIDA.

Vota, participa nas eleições europeias e ajuda a resolver os problemas da Europa.

Participe nas eleições

Quer que as coisas mudem? Quero que as minhas opiniões sejam bem ouvidas através do voto. Enquanto cidadão da UE, tenho o direito de votar nas eleições europeias e municipais, seja qual for o país da UE em que resida. Vou selecionar um Membro do Parlamento Europeu para discutir os temas principais que influenciam o meu dia a dia ou escolher um vereador para representar a minha opinião em relação aos assuntos que me afetam, e votar é a melhor forma de direcionar a política para os assuntos com que me preocupo. As próximas eleições europeias estão previstas para 23 a 26 de maio de 2019.

Na linha da frente

Discordas do que os políticos dizem na televisão? Tem imensas ideias brilhantes que podem melhorar a vida dos cidadãos de toda a Europa? Por que não contribuir para o futuro da UE, candidatando-se às eleições? Enquanto cidadão da UE, posso ser candidato nas eleições locais e para o Parlamento Europeu. Fiz uns folhetos, escrevi o meu manifesto e treinei o meu discurso. Só preciso que as pessoas votem em mim!

Participa

Tenho uma ideia, mas será que a UE a quer ouvir? Claro que sim! Se tenho opiniões fortes sobre uma nova lei ou política, posso deixar os meus comentários através de um website dedicado ou participar numa consulta pública. De forma semelhante, posso usar uma plataforma online para dar a minha opinião sobre políticas existentes na UE quando forem revistas e dar sugestões sobre como torná-las mais eficientes. 

A minha voz é importante

A Europa tem aproximadamente 500 milhões de cidadãos. De certeza que há por aí muitas boas ideias! Por que não demonstrá-las? Se estou preocupado com um assunto e se acredito que a UE deve agir, posso começar a recolher assinaturas através de uma iniciativa de cidadãos europeus. Desde que um milhão de outros cidadãos de, pelo menos, 7 países concorde comigo, então a Comissão Europeia tentará propor nova legislação para resolver o problema.

O futuro da Europa

A Europa do amanhã começa hoje. Com as eleições do Parlamento Europeu no ano que vem, os líderes da UE querem saber o que é importante para mim e o que, na minha opinião, a UE pode fazer para melhor se preparar para os desafios do futuro. Posso expressar a minha opinião ao contribuir para uma consulta contínua elaborada pelos cidadãos e dizer o que penso no Livro Branco sobre o Futuro da Europa.

Como funciona?

Como cidadão de um Estado-Membro da UE, tenho automaticamente cidadania da UE. Aliás, até o meu passaporte diz isso mesmo! Esta cidadania dá-me o direito de participar na forma como a UE é gerida. Posso votar nas eleições europeias e municipais, contribuir para as discussões sobre as leis e políticas da UE e até ser candidato às eleições. Isto é tudo possível graças à Carta de Direitos Fundamentais da UE, que me dá a liberdade de fazer com que a minha voz seja ouvida, quer seja por eleições, quer seja por uma petição de mudança no Parlamento Europeu. 

    Sabias?

    19%

    /euandme/file/690_ptvoting-rights.png

    dos jovens europeus dizem que ponderam a possibilidade de se candidatar a um lugar político no futuro.

    42.61%

    /euandme/file/689_ptvoting-rights2.png

    Percentagem da participação de eleitores elegíveis em toda a Europa nas eleições para o Parlamento Europeu de 2014 (a participação em cada país variou entre na Eslováquia e 89% na Bélgica).

    55%

    /euandme/file/688_ptvoting-rights3.png

    Número de cidadãos da UE que tem interesse nas próximas eleições europeias de 2019.

    1,6 milhões

    /euandme/file/687_ptvoting-rights4.png

    Número de assinaturas recolhidas para apoiar a primeira iniciativa de cidadãos, a iniciativa "Right2Water", na sequência da qual a Comissão apresentou uma proposta destinada a melhorar da qualidade da água para os cidadãos europeus.

    41%

    /euandme/file/835_ptvoting-rights5.png

    dos cidadãos não sabem que o Parlamento Europeu é eleito diretamente pelos cidadãos de cada Estado-Membro.

    Director's Video

    /euandme/file/shape-uma-curta-metragem-euandme-realizada-por-jaco-van-dormael_ptThe Shape: Uma curta-metragem #EUandME realizada por Jaco Van Dormael

    The Shape, realizado por Jaco Van Dormael

    A tempestade está no horizonte. Quando uma nuvem negra envolve uma pequena aldeia, os moradores descobrem que isso pode acabar com mais do que apenas o céu azul.

    /euandme/file/shape-uma-curta-metragem-euandme-realizada-por-jaco-van-dormael_ptThe Shape: Uma curta-metragem #EUandME realizada por Jaco Van Dormael

    /euandme/file/forma-o-trailer-oficial-do-euandme_ptA forma: O trailer oficial do #EUandME

    /euandme/file/bastidores-shape-uma-curta-metragem-euandme_ptBastidores The Shape: Uma curta-metragem #EUandME

    The Shape PT

    /euandme/file/21224_ptDebut: uma curta-metragem #EUandME realizada por Dalibor Matanić

    Debut, realizado por Dalibor Matanić

    Um jovem agricultor croata sonha em tornar-se numa estrela do futebol profissional. Mas antes de perseguir a sua ambição em campo, deve primeiro encarar a verdade sobre quem ele realmente é.

    /euandme/file/21224_ptDebut: uma curta-metragem #EUandME realizada por Dalibor Matanić

    /euandme/file/21225_ptDebut: o trailer oficial #EUandME

    /euandme/file/21226_ptNos bastidores de Debut: uma curta-metragem #EUandMe

    Histórias #EUandME

    Digital inclusion for all

    Patrick de la Hamette, engineer, is working in the social security sector and wants to help others in a concrete and practical way. A few years ago, he started volunteering and co-founded a non-profit organisation to support digital inclusion. He had not realised how big and satisfying this project would become.

    You might want to read these

    Love is the only way: living as your authentic self in the EU

    Seta Youth Committee Chair Seve Hujanen has never been afraid to be herself and embrace her individuality. Seve works as a nurse and acts as a mentor in a support group for gender minorities. She considers the human rights of gender and sexual minorities a serious issue and that is why her motto...

    Together for Freedom

    Julian recently turned 18, so he's now old enough to vote. He feels that it is important for people to use their vote to support the candidate of their choice. That way, even ordinary citizens can play a part in a major project such as the European Union.

    Drawing strength from the EU for equality between men and women

    During her studies, Josie got interested in social problems. The 39-year-old Cypriot is a researcher and activist who works to promote women’s rights at both the national and the European level.

    The story of Jason

    #EUandME Jason loves to work as an ambassador for young people's rights and has grown as an individual in the process. The EU helped him get there.

    Volunteering is a way of life

    Marko Kojadinović describes himself as an avid nature lover, adventurer and explorer of new places. He currently lives in Estonia, where his favourite pastime is to go for hikes that include diverse activities, such as camping in the woods, swimming in pristine rivers and deep lakes, and cooking...

    Que mais o apaixona?

    A democracia é ótima, certo?

    Há algo melhor que pôr o nosso voto na urna?

    O voto é um dos meus direitos fundamentaisDevemos focar-nos no problema do plástico