Skip to main content

Compromissos

Comprometa-se em prol do clima e encoraje outros a fazer o mesmo. Todos podem contribuir. Por mais pequenos que sejam, todos os esforços contam.

Em toda a Europa e no resto do mundo, governos, autarcas, empresas, investidores e cidadãos já estão a agir para construir uma sociedade respeitadora do clima.

Os cidadãos e as organizações podem participar no Pacto Europeu para o Clima de muitas formas. Uma das possibilidades é comprometerem-se com ações concretas, sejam estas simples escolhas sustentáveis ou grandes projetos ousados, e partilharem ideias e iniciativas para encorajar outros a fazer o mesmo.

Escolhas respeitadoras do clima para o dia-a-dia

Os transportes que utilizamos, os alimentos que consumimos, os produtos que compramos e o lixo que deitamos fora, todos têm impacto no ambiente. Ao tomar pequenas medidas em casa, no trabalho ou na escola, pode poupar energia e dinheiro e ajudar a proteger o clima.

Veja as nossas dicas em matéria de clima

Dicas 

Registe os seus passos na plataforma <i>Count Us In</i>

O Pacto Europeu para o Clima e a campanha mundial Count Us In estão a conjugar esforços para encorajar cidadãos e comunidades de toda a Europa a tomar medidas concretas para reduzir a poluição causada pelo carbono. 

Todos os europeus podem «dar um passo» para reduzir a sua própria pegada de carbono através da plataforma Count Us In , falando com amigos, andando mais a pé e de bicicleta, reduzindo os desperdícios alimentares ou isolando melhor a casa para poupar energia.

Os 16 passos foram selecionados com a ajuda de especialistas do Programa das Nações Unidas para o Ambiente como sendo a forma mais eficaz de, enquanto indivíduo; contribuir para reduzir a poluição provocada pelo carbono.

Cidadãos, comunidades, empresas e organizações participantes poderão ver a quantidade de emissões de CO2 que conseguiram evitar, juntar-se com amigos ou colegas para alcançarem metas de redução das emissões de carbono e desafiar os outros a participar.

Em 2021, o Pacto Europeu para o Clima e a iniciativa Count Us In lançarão uma versão multilingue da plataforma Count Us In, que poderá ser adaptada e utilizada por municípios, escolas, comunidades, grupos e cidadãos de toda a UE para tomar medidas para combater as alterações climáticas.

Cada pequeno passo dado por um cidadão europeu para reduzir as emissões de CO2 entrará no cômputo geral e contribuirá para algo muito maior. Cada passo será contabilizado pelo agregador mundial Count Us In, juntamente com milhões de outros passos em todo o mundo.

Dê um passo em frente

Ir para <i>Count Us In</i> 

Compromissos assumidos por organizações

O Pacto convidará as organizações e os coletividades a registarem as suas iniciativas em matéria de clima e a transformá-las em compromissos em matéria de ação climática, a promoverem a ação, a incentivarem os outros a juntar-se-lhes ou a lançarem as suas próprias iniciativas e a expandirem e reproduzirem boas ideias e projetos.

Todos os tipos de organizações, desde escolas e grupos comunitários a grandes organizações e empresas públicas ou privadas, podem assumir um compromisso, que pode estar relacionado com a forma como a organização funciona, produz, comunica ou motiva os cidadãos, empregados, clientes ou partes interessadas a tomar medidas.

Em consonância com os valores do Pacto, os compromissos assumidos devem ir além do que é exigido pela legislação e implicar ações concretas com base em dados científicos destinadas a alcançar resultados claros e mensuráveis que possam ser monitorizados.

Ao registarem um compromisso, os participantes comprometem-se a partilhar informações relevantes sobre as suas ações, a fim de ajudar a acompanhar os progressos e a compreender o impacto das medidas tomadas. Os participantes podem interessar-se pelo trabalho levado a cabo por outros e associar-se-lhes para gerar outras ações e dinâmicas num espírito de comunidade.

Os compromissos assumidos ao abrigo do Pacto aproveitarão a multiplicidade e diversidade de iniciativas já em curso na Europa, divulgarão as soluções existentes para que outros possam aprender e inspirar-se e ajudarão as redes de apoiantes do clima e as comunidades a concretizarem a suas próprias ambições em matéria de clima e a unir forças com outros intervenientes.

O sistema de compromissos será desenvolvido e criado em conjunto com as partes interessadas em 2021. Estamos atualmente a recolher manifestações de interesse para a assunção de compromissos. Partilhe as suas ideias connosco, ajude a criar compromissos e adira ao movimento europeu pelo clima!

Interessado em assumir um compromisso?

Partilhe a sua experiência