Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Para um futuro mais brilhante, por uma Europa mais verde

Atualizado em: 08/07/2021

A nossa iniciativa de cidadania europeia, «Green Garden Roof Tops», segue a nossa visão de trazer zonas verdes naturais para as cidades, concedendo mais espaço e habitat aos animais enquanto aves e insetos, transformando telhados não utilizados, cinzentos e quentes em sítios verdes saudáveis para arrefecer as nossas cidades, produzir oxigénio e reforçar a transpiração. Um futuro melhor, uma Europa mais verde e uma forma sustentável de garantir uma boa coexistência entre as necessidades humanas e os cuidados ao ambiente: é o que defendemos.

Os nossos nomes são Almog Yoana e Negev Raphael SADe, ambos da Alemanha, e acumulámos experiências em Israel, nos Países Baixos e em Espanha. A nossa iniciativa «Green Garden Roof Tops» começou a recolher assinaturas em 26 de maio de 2021. Para transformar a nossa ideia em realidade, reunimos sete grandes indivíduos à nossa volta, que são membros de grupos da nossa iniciativa de cidadania europeia e, em conjunto, lançámos com êxito a nossa iniciativa para mudar melhor o nosso futuro. 

Green

O cerne do nosso plano consiste em utilizar o espaço existente e não utilizado encontrado nos telhados planos dos edifícios de escritórios nas cidades. A ideia é criar jardins verdes nesses telhados, com o objetivo e a visão de alcançar uma Europa mais verde. Tal dará um contributo essencial para o problema mais urgente que enfrentamos, nomeadamente as alterações climáticas. A instalação de telhados verdes de jardim variará em função do clima dos diferentes países e o peso que os telhados podem suportar. Não haverá uma lista exaustiva no que diz respeito aos tipos de flora que o teto do teto do jardim verde será constituído por empresas que adquirirão conhecimentos especializados para decidir quais os elementos a aplicar nos telhados, reconhecendo e respeitando simultaneamente as orientações pertinentes.

A fim de alcançar uma Europa mais verde, o objetivo da nossa iniciativa é criar uma legislação da UE. A nossa proposta ao Parlamento Europeu está a fazer cumprir a nossa iniciativa através da criação de um regulamento da UE que será aplicável a todos os Estados-Membros da União Europeia. A aplicação da nossa iniciativa de cidadania europeia terá um efeito positivo significativo no nosso ambiente, resultando na melhoria das alterações climáticas através da redução do aquecimento global, dos poluentes da água e de outras questões decorrentes da atual crise ambiental. 

Caso as empresas utilizem o espaço vazio e não utilizado existente nos seus telhados e o convertam numa zona verde, os aspetos positivos nas cidades urbanas serão eficientes e ocorrerão num curto período de tempo. Mais especificamente, o ar será purificado, a água da chuva será amortecida por plantas, evitando problemas de drenagem, reduzindo o consumo de energia, incentivando a biodiversidade nas cidades, reduzindo a temperatura ambiente e as temperaturas interiores serão mais frias.

Assim, os benefícios ambientais não são os únicos fatores que desempenham um papel importante na nossa iniciativa. Ao transformar os telhados vazios e cinzentos nas cidades numa superfície verde, são reconhecidos e cobertos outros fatores-chave, mais especificamente, os aspetos económicos, sociais e ecológicos. Ao centrar-se na perspetiva económica, este aspeto desempenha um papel importante, que é um elemento fundamental para o funcionamento da União Europeia. Por conseguinte, o interesse económico é um fator essencial para o desempenho e a atualização da nossa iniciativa.   

Para aplicar a nossa ideia e visão, tomámos em consideração três elementos importantes, a saber, as empresas, os cidadãos e os governos. Do ponto de vista das sociedades, haverá benefícios notáveis, que podem ser determinados do seguinte modo:

  • Reputação da empresa específica, uma vez que ganhará pontos em termos de sustentabilidade em comparação com outras empresas;
  • A motivação dos trabalhadores, que poderão participar no projeto «Green Garden Rooftop», aumentará, o que, em contrapartida, terá um efeito positivo na produtividade da empresa;
  • Auxílios estatais, uma vez que os governos apoiarão as empresas específicas através da concessão de um determinado crédito fiscal no final do exercício orçamental.

No que diz respeito ao aspeto social, os trabalhadores da empresa são uma parte importante e essencial do projeto. Os trabalhadores podem fazer voluntariado uma vez por mês ou mais, em função das exigências do jardim verde em questão. Desta forma, do ponto de vista do trabalhador, o indivíduo está a participar ativamente e a apoiar a crise ambiental, pelo que a sua autoestima aumentará ao ter a possibilidade de agir e não sentir-se-á impotente.

No que diz respeito à posição do governo, este último será responsável por apoiar esta ideia, incentivando as empresas a participarem ativamente no projeto. Tendo em conta que a crise ambiental está a ter um enorme impacto na nossa sociedade e na nossa economia, hoje e mais na próxima década, consideramos que este apoio governamental pode refletir-se em créditos fiscais em cada exercício orçamental.

green 2

Figura 1: O nível de terra O nos condados redondos na União Europeia entre 2014 e 2018 (Agência Europeia do Ambiente, 2021 — Fichas de informação sobre a poluição atmosférica)

A Figura 1 apresenta os poluentes atmosféricos, nomeadamente o O, entre 2014 e 2018, em termos de percentagem. O enfoque na poluição atmosférica resulta do facto de a poluição atmosférica ser um problema crítico com que nos confrontamos atualmente em torno de cidades de todo o mundo. De todos os diferentes poluentes, os termos que se seguem são os mais problemáticos com os quais a Europa está a lidar: Partículas em suspensão (PM casos em fase de produção), óxidos de azoto (NO) e ozono (O). É importante salientar que a poluição atmosférica é uma questão local, regional e transfronteiriça que tem várias consequências e impactos negativos a seguir descritos.

pic3

Em conclusão, a nossa tónica é colocada na crise ambiental e nas alterações climáticas. Sabe-se que o nosso ambiente não se encontra em bom estado. Ao longo dos anos, surgiram vários problemas, como as alterações climáticas antropogénicas, o esgotamento do ozono estratosférico, a acidificação das águas superficiais, a destruição das florestas tropicais, o esgotamento e a extinção de espécies e o declínio precipitado da biodiversidade. Temos de reconsiderar e encontrar formas de aumentar a sensibilização para os problemas ambientais e encontrar um equilíbrio social, económico e ambiental para o nosso planeta. Cabe-nos a nós, a geração jovem, resistir e fazer a diferença.

Por último, teremos todo o prazer em ouvir convosco, as suas ideias, as vossas recomendações, como podemos trabalhar em conjunto e fazer do nosso mundo um lugar melhor. Além disso, agradecemos o vosso apoio e a sua adesão a esta grande iniciativa, assinando a nossa iniciativa de cidadania europeia, consultar a seguinte ligação:

https://eci.ec.europa.eu/017/public/#/screen/home 

#Bettertogether

A nossa iniciativa de cidadania europeia (ICE), «Green Garden Roof Tops» - https://eci.ec.europa.eu/017/public/#/screen/home

Sítio: https://www.greengardenrooftops.com/ 

Redes sociais — Instagram: ggrt_euinitiative para o Twitter: @garden_tops.

Almog

Participantes

ALMOG Yoana SADe

Do ponto de vista educativo, mestrado em Economia Fiscal na Universidade de Maastricht, Países Baixos. Licenciatura dupla em Administração Empresarial e Contabilidade. Do ponto de vista profissional, um estudante de Intercompany e de Contabilista Cash no departamento de contabilidade da Intel. Estágio como estudante no Departamento de Controlo Orçamental no projeto do Parlamento israelita, o «Knesset». No que diz respeito ao voluntariado, o trabalho de voluntariado no SPCA participou igualmente no «Clube Real Estate» e no «Clube Liberal» da universidade. Atualmente, o representante e fundador de uma iniciativa de cidadania europeia, «Green Garden Roof Tops».

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa? Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?