Últimas notícias

Parceria RETFOP/CENFFOR: Capacitação de formadores de formadores

Iniciou-se nesta segunda-feira, 08 de Fevereiro, no CINFOTEC do Rangel uma acção de formação de formadores de formadores, no quadro de uma parceria do RETFOP com o INEFOP/CENFFOR, abrangendo 30 formadores de formadores das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Huíla e Uíge. A formação, que terá a...
0 0 56

Síntese do RETFOP

O Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), visando contribuir para a melhoria do sistema de ETFP de Angola, é consistente com as estratégias e políticas do Governo e coerente com as prioridades identificadas nos instrumentos que enquadram a cooperação com a União Europeia (UE), como é o caso do PIN de 2014-2020 para Angola e do acordo "Caminho Conjunto Angola União Europeia" que destaca o ETFP como área prioritária, sendo ainda coerente com a recente Comunicação da Comissão Europeia estabelecendo uma “Nova Aliança Africa – Europa para o Investimento Sustentável e o Emprego”.

O RETFOP é, assim, concebido como um mecanismo para apoiar e facilitar a política pública de ETFP, dando resposta sistémica aos problemas identificados através de uma combinação entre Estudos, Assessoria a Política Pública, Capacitação e Assistência Técnica, desenvolvendo-se tendo por base um conjunto de objectivos claramente identificados.

1. OBJECTIVO GERAL

O Objectivo Geral do Projecto é contribuir para a redução do desemprego em Angola, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais qualificado.

O impacto do RETFOP será verificável na melhoria da capacidade do sistema de ETFP angolano em proporcionar aos graduados do EMT, e aos profissionais certificados da FP, competências adequadas para atender às necessidades actuais e futuras do mercado de trabalho, em termos de quantidade, qualidade e distribuição territorial.

2. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS E RESULTADOS ESPERADOS

Os objectivos específicos e os resultados que lhe estão associados enquadram o conjunto das actividades do Projecto e contribuem para a prossecução do objectivo geral do Projecto na medida em que estão orientados para a superação dos constrangimentos identificados no sistema de ensino técnico, da formação profissional e do emprego.

Leia AQUI toda síntese do projecto!

28 November 2019

Duration

to

Source of funding

FED/2017/387-453

Total budget

€22,000,000.00

Regions & Countries

Angola

No events were found.