Programa Euroscola

Assume o papel de deputado europeu durante um dia e descobre em primeira mão como funciona o processo de decisão na Europa participando no programa Euroscola.
Graças ao programa Euroscola, jovens dos 16 aos 18 anos de todos os países da UE têm a possibilidade de desempenhar durante um dia o papel de um deputado do Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Além de participares em debates sobre assuntos europeus no âmbito dos trabalhos das comissões do Parlamento Europeu e nas sessões plenárias, poderás também votar e adotar resoluções. Terás também a oportunidade de apresentar a tua escola e região aos restantes participantes.
Tudo isto enquanto praticas outras línguas e travas amizade com outros jovens provenientes de toda a Europa.
Como apresentar uma candidatura?
Este Concurso é organizado a nível nacional pelo IPDJ,I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira. O objetivo do Concurso é selecionar as Escolas que irão participar nas Sessões EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Cada escola candidata-se apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia do tema selecionado anualmente para o Parlamento dos Jovens/Secundário. neste formulário. Geralmente entre fevereiro e março, as escolas participantes realizarão uma apresentação oral do trabalho, perante um júri distrital/regional .
As escolas que vencerem a nível distrital/regional realizarão posteriormente uma apresentação oral do trabalho a um juri nacional (em Maio).
Dados sobre o programa Euroscola
Todos os anos são organizadas cerca de 20 sessões Euroscola que reúnem, em média, 600 participantes.
Publicado: sex, 17/05/2013 - 15:30
New!
Info for young people in the western balkans