Europese Jongeren Site
Informatie en kansen voor jongeren in heel Europa.

Ciência e inovação em Portugal

Ciência e Inovação em Portugal
Ciência e Inovação em Portugal
Sabes que foram os portugueses quem inventou os cartões pré-pagos nas comunicações móveis? E que a «via verde» utilizadas nas autoestradas nacionais foi criada por técnicos portugueses?

Gigantes como a NASA ou a Agência Espacial Europeia utilizam programas informáticos criados por portugueses. O Metro de Londres, os Caminhos de Ferro da Holanda, da Noruega, da Finlândia e da Dinamarca compram às empresas portuguesas o seu software de gestão ferroviária.

Desde meados dos anos 90 que se registou uma duplicação no número de empresas com atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D).

 

O Programa Ciência Viva inclui uma rede de Centros Ciência Viva por todo o país, espaços interativos para a divulgação científica junta da população, bem como plataformas de desenvolvimento regional. A iniciativa «Verão Ciência Viva» mobiliza milhares de portugueses durante os meses de Agosto e Setembro.

 

O desenvolvimento de parcerias internacionais - MIT-Portugal, CMU- Portugal, UT Austin- Portugal, Acordo com a Harvard Medical School, com intervenientes à escala global em ciência e tecnologia, marcam uma nova etapa nas relações institucionais entre universidades, institutos de investigação e empresas.

 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) dedica-se a projetos de I&D em todos os domínios científicos centrando as principais linhas de ação em Projetos de investigação e de Formação avançada. O financiamento a Instituições de investigação e a investigadores doutorados é outra vertente da missão da FCT.

 

A Loja do Cientista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é um espaço de atendimento público presencial que proporciona aos cientistas, jovens investigadores, estudantes de pós-graduação e cidadãos em geral, a possibilidade de tratarem dos seus assuntos no âmbito das atividades apoiadas pela FCT num local expressamente concebido para o efeito e que assegura condições de acessibilidade a cidadãos com dificuldades motoras.

O Creative Science Park – Aveiro Region, é um espaço multipolar de inovação e de criatividade que possibilita um acesso direto e facilitado ao Conhecimento Científico e Tecnológico criado no universo da Universidade de Aveiro e das suas redes internacionais. Está orientado para a produção científica, tecnológica e educativa, e para a disseminação do conhecimento, oferecendo os seguintes serviços:

  • A Incubadora é um espaço de dinamização e apoio à incubação de ideias inovadoras e promissoras com base em projetos de reconhecida elevada qualidade.
  • Na Design Factory pretende-se estimular a interação entre vários públicos (criadores, investigadores, empresários, estudantes) conjugando várias áreas de conhecimento (gestão, design e tecnologias).
  • Os Laboratórios de Uso Comum são espaços para I&DI para empresas e grupos de investigação que desenvolvam projetos visando a inovação de base cientifica estando o apoio às empresas de desenvolvimento e inserção em projetos, redes ou plataformas tecnológicas de âmbito nacional e internacional a cargo dos Serviços de Inovação.

 

Fundação Champalimaud

O desenvolvimento de programas avançados de investigação biomédica e a prestação interdisciplinar de cuidados clínicos, numa perspectiva translacional, que resultem em descobertas pioneiras na área da saúde com um reflexo direto na qualidade de vida das pessoas são os principais objetivos desta Fundação