European Youth Portal
Information and opportunities for young people across Europe.

Aarhus e Pafos: Capitais Europeias da Cultura 2017

Aarhus (Dinamarca) e Pafos (Chipre) substituem lugares de San Sebastian e Wroclaw como as duas Capitais Europeias da Cultura para 2017.

Todos os cantos de Pafos - parques, ruas, bairros e praias serão convertidos num salão cultural ao ar livre. Baseado no conceito de "Open Air Factory", pretende-se mostrar como podem contribuir para a cena cultural europeia com inovação, criatividade e um desejo de evoluir a partir do passado, simultaneamente avançando para o futuro. Pafos sempre esteve no cruzamento do Mediterrâneo Oriental e através da sua realidade multicultural moderna agora será a primeira Capital Europeia da Cultura, que ligará o Leste e o Oeste.
 
Com o tema principal "Repensa", Aarhus quer sublinhar o desafio que as cidades enfrentam hoje em dia, que exigem repensar, redesenhar, reconectar e reconstruir a cultura e infra-estruturas. Com o objetivo de criar soluções sustentáveis, Aarhus procurará novos conceitos de crescimento. Ao longo de 2017 serão focados temas como habitabilidade, gastronomia, natureza, desporto e jogos, história, fé e gerações.
 
As Capitais Europeias da Cultura são designadas pelo Conselho da União Europeia por um período de um ano durante o qual organizam uma série de manifestações culturais de forte dimensão europeia. Iniciada em 1985, a iniciativa tornou-se um dos eventos culturais mais prestigiados e de maior destaque na Europa. Uma cidade não é escolhida como Capital Europeia da Cultura unicamente pelo que é, mas principalmente pelo que pretende fazer durante um ano que tem de ser excepcional.
Segue no Facebook!

Published: Thu, 29/12/2016 - 17:45


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Need expert help or advice?

Ask us!