Portail européen de la jeunesse
Informations et possibilités pour les jeunes en Europe

Comunidade Erasmus+: Parceiros, formação, oportunidades...

Erasmus+, juventude, eurodesk, salto-youth, informação
Erasmus+ Juventude em Ação
São estruturas com diversos objetivos que apoiam e complementam a ação do Programa Erasmus+ e permitem aos seus beneficiários, nas mais diversas áreas, conhecer melhor a informação e as oportunidades, procurar parceiros ou oportunidades.

Comunidade Erasmus+:

Encontrar parceiros, procurar formação, descobrir informação.

 

A Comissão Europeia (CE) é responsável pela execução do Programa Erasmus+: gere o orçamento e define as prioridades, as metas e os critérios do Programa; orienta e monitoriza a execução geral, o seguimento e a avaliação do Programa a nível europeu; e supervisiona e coordena as Agências Nacionais.

Em Portugal, a Agência Erasmus+ Juventude em Ação, com sede em Braga e escritórios em Lisboa e a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, com sede em Lisboa gerem os fundos das ações descentralizadas.

Para além disso, outras estruturas disponibilizam competências especializadas complementares para a execução do Programa Erasmus+.

São estruturas com diversos objetivos que apoiam e complementam a ação do Programa Erasmus+ e permitem aos seus beneficiários, nas mais diversas áreas, conhecer melhor a informação e as oportunidades, procurar parceiros ou aceder a oportunidades de formação internacionais.

Deixamos hoje 3 exemplos muito relacionados com o setor da Juventude:

 

Rede Eurodesk:

A rede Eurodesk disponibiliza serviços de informação para jovens e pessoas que com eles trabalhem sobre oportunidades nos domínios da juventude da educação e da formação na Europa, e sobre o envolvimento dos jovens em atividades europeias. Está presente em todos os Países do Programa e é coordenada ao nível europeu pelo Gabinete de Ligação Eurodesk em Bruxelas.

Esta rede Eurodesk presta serviços de resposta a pedidos de informação, informações sobre financiamento, eventos e publicações, e em Portugal a sua dinamização é da responsabilidade da Agência Erasmus+ Juventude em Ação.

A Rede Eurodesk contribui para o Portal Europeu da Juventude, que disponibiliza informações e oportunidades a nível europeu e nacional de interesse para jovens que vivam, estudem e trabalhem na Europa. 

Sabe mais sobre o Portal Europeu de Juventude em http://europa.eu/youth/pt

 

 

 

Centros de Recursos Salto para a Juventude:

Estes centros visam melhorar a qualidade dos projetos Erasmus+ no sector da juventude. Através da sua abordagem temática (participação, inclusão, formação e cooperação, informação, diversidade cultural) ou geográfica (países da Parceria Oriental e Rússia, sul do Mediterrâneo, Balcãs Ocidentais), fornecem recursos, informações e formação em domínios específicos às Agências Nacionais e a outros intervenientes envolvidos na animação de juventude, para além de promoverem o reconhecimento da aprendizagem não-formal.

O seu trabalho consiste em:

 - Desenvolver e documentar métodos e ferramentas de formação e animação de juventude.

 - Dar uma perspetiva sobre as atividades de formação europeias disponíveis para os animadores de juventude através do Calendário Europeu de Formação.

- Realizar publicações práticas.

-  Prestar informações atualizadas acerca da animação de juventude na Europa e diferentes prioridades.

-  Providenciar uma base de dados de formadores e mediadores no domínio da animação de juventude e da formação.

 -Coordenar a execução do Youthpass (passe Jovem).

Entre outras.

Podes aceder a toda a informação e inscrever-te em oportunidades de formação internacional em: www.salto-youth.net 

 

 

OTLAS:

É a ferramenta centralizada de pesquisa de parceiros em linha para organizações do sector da juventude. As organizações podem registar as suas informações de contacto e domínios de interesse na Otlas, para além de criar pedidos de parceria para ideias de projetos. Uma vez que a generalidade das oportunidades de financiamento do Erasmus+ Juventude em Ação exigem parceiros internacionais nos seus projetos, este é um meeting point fundamental para o desenvolvimento de projetos das organizações.

Podes conhecer mais aqui: www.salto-youth.net/tools/otlas-partner-finding/

 

Estes são 3 exemplos que podem ter um papel fundamental para que possas encontrar oportunidades à medida das necessidades sentidas, bem como melhorar processos e procedimentos para que as candidaturas ao Erasmus+ Juventude em Ação estejam melhor fundamentadas, mais fortes e com parceiros internacionais. Ajudar-te-á ainda a aceder a informação atualizada e de qualidade acerca da Europa em diversas dimensões.

Podes ainda saber mais no sítio oficial do Erasmus+ Juventude em Ação em www.juventude.pt

Publié: Mer., 20/04/2016 - 00:37


Tweet Button: 

Liens connexes


Info for young people in the western balkans

Besoin d'aide ou de conseils ?

Poser une question