Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Dia Internacional da Juventude

O dia 12 de Agosto é Dia Internacional da Juventude, celebrando-se por todo o mundo o papel dos jovens enquanto agentes ativos, com poder transformador indispensável na construção de sociedades mais inclusivas e sustentáveis.

Dia Internacional da Juventude:

Os jovens no centro da ação!

 

O dia 12 de Agosto é Dia Internacional da Juventude, celebrando-se por todo o mundo o papel dos jovens enquanto agentes ativos, com poder transformador indispensável na construção de sociedades mais inclusivas e sustentáveis. É também tempo para promover a participação cívica dos jovens que devem ser encarados como valioso recurso das sociedades.

Instituído em Dezembro de 1999 pela Resolução 45/120 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998, precedida pela terceira sessão do Fórum Mundial da Juventude do Sistema das Nações Unidas, realizada em Braga, de 2 e 7 de agosto do mesmo ano, este dia é celebrado desde o ano 2000 das mais diversas formas.

Seminários, conferências, workshops, debates sobre educação, emprego e outros assuntos relacionados com a vida dos jovens, bem como concertos, manifestações artísticas e culturais e eventos desportivos têm lugar nos 4 cantos do mundo, desde as ilhas Fiji ao Canadá, da Noruega à Bolívia, do Botsuana à Mongólia. A escolha dos temas para as celebrações do Dia Internacional são feitas com base naquilo que afeta a vida dos jovens, chamando a atenção da sociedade para os diversos assuntos.

A ONU considera jovens aqueles que estão entre os 15 e 24 anos (esta limitação etária varia entre organizações internacionais), que representam 18% da população global ou 1,2 bilhão de pessoas, constituindo uma fonte de desenvolvimento, mudança social positiva e inovação tecnológica. A proclamação do Ano Internacional da Juventude foi, por isso, um reconhecimento do potencial dos jovens, da sua energia, força criativa e visão que devem ser promovidas, pois são essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

A primeira vez que a ONU celebrou um ano internacional de juventude foi em 1985. No seu décimo aniversário, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o Programa Mundial de Ação para a Juventude, que definiu uma estrutura política e diretrizes para políticas nacionais e apoio internacional para melhoria da situação da juventude no mundo. Em 2010, teve lugar a segunda edição do Ano Internacional da Juventude.

Em Portugal, o Jamor tem sido o palco nacional das Comemorações do Dia Internacional da Juventude, com muita animação, informação e formação, celebrando a juventude portuguesa a nível global, enquanto cidadãos do mundo. Foram alguns milhares de jovens, dezenas de organismos públicos e privados, que se juntaram numa festa cheia de cor e alegria mas também de informação, aprendizagem e partilha.

Neste dia, ainda, um pouco por todo o país foram também acontecendo as mais diversas comemorações levadas a cabo por organizações de juventude, municípios e outros organismos que assumem este dia como um espaço importante de celebração mas também de partilha e sensibilização, informação e formação.

Como não podia deixar de ser, a Agência Nacional do Programa Erasmus + Juventude em Ação tem-se juntado a estas celebrações, partilhando dos seus objetivos, as oportunidades para os jovens de que dispõe, mas sobretudo tentando, numa estratégia de proximidade, trabalhar para envolver os jovens nos seus próprios destinos, potenciando as suas oportunidades e colocando à sua disposição ferramentas para que possam ter um papel ativo na construção da sociedade de que fazem parte.

Entretanto, é tempo de fazer perdurar esta data para os restantes dias do ano, trabalhando, cada um de nós, para a construção de espaços de envolvimento e capacitação dos jovens para que sejam capazes de ser exemplos de participação cívica nos diversos espaços em que se inserem.

Podes ver algumas das fotografias em www.juventude.pt  

 

Temas dos Dias Internacionais da Juventude desde 2000 até 2015:

2015 – “Participação Cívica dos Jovens”

2014 – “Saúde Mental dos Jovens”

2013 – “Migração Jovem e Desenvolvimento”

2012 – “Construção de um Mundo Melhor: Parcerias com a Juventude”

2011 – “Mudar o Nosso Mundo”

2010 – “Diálogo e Entendimento Mútuo” (no Dia 12 de Agosto de 2010 é lançado pela segunda vez, o Ano Internacional da Juventude)

2009 - "Sustentabilidade: Nosso Desafio, Nosso Futuro"

2008 - "A Juventude e as Mudanças Climáticas: Oportunidade para a Ação"

2007 - "Mostra-te, Faz-te Ouvir: Participação da Juventude no Desenvolvimento"

2006 - "Juntos, Acabando com a Pobreza"

2005 - "10 Anos do Programa Mundial de Ação para a Juventude: Assumir os Compromissos"

2004 - "A Juventude na Sociedade Intergeracional"

2003 - " Trabalho Digno e Produtivo para os Jovens de Todo o Mundo"

2002 - "Agora e o Futuro: A Juventude em Ação para o Desenvolvimento Sustentável"

2001 - "Saúde e Desemprego"

2000 - Primeira celebração do Dia Internacional da Juventude: "A Juventude é o Futuro da Humanidade"

 

Publicado: qua, 20/04/2016 - 00:28


Tweet Button: 


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!