Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Oportunidades de voluntariado

A picture
© shutterstock.com - Dragon Images

Voluntariado em linha

Gostava de trabalhar como voluntário mas tem problemas de mobilidade? Só tem tempo livre em horários pouco habituais? Tente o voluntariado em linha e coloque o seu tempo e o seu talento ao serviço da sociedade.

Se tem dificuldades de deslocação para fazer voluntariado devido a qualquer deficiência, obrigações familiares, dificuldades de transporte ou um horário de trabalho incompatível, pode tentar o voluntariado em linha. Se tiver um computador com ligação à Internet e as devidas competências, esta pode ser uma boa opção.

As suas tarefas como voluntário dependerão das suas qualificações e experiência.  Pode, por exemplo, desenhar folhetos, gerir um sítio Web, traduzir textos, editar vídeos, criar bases de dados, gerir redes sociais ou criar códigos de software. Pode também prestar aconselhamento especializado (por exemplo, sobre direito ou educação), responder às mensagens de correio eletrónico da organização ou realizar trabalhos de pesquisa.

 

Procurar oportunidades de voluntariado:

Cyber Volunteers: oportunidades para voluntários com competências em informática e comunicação

UN Volunteers Online: o programa de voluntariado em linha das Nações Unidas é um dos mais desenvolvidos a nível mundial

Help from home: fazer voluntariado a partir de casa (com ou sem computador)

Random Hacks of Kindness: voluntariado em linha para engenheiros e programadores informáticos

 

Deve ter em mente que o trabalho de voluntariado em linha é equiparável a qualquer outro trabalho de voluntariado, o que implica investir tempo e respeitar prazos. É muito fácil aceitar tarefas de voluntariado pela Internet, mas certifique-se antecipadamente de que dispõe, de facto, do tempo necessário para realizar essas tarefas.

O voluntariado em linha não pretende substituir o voluntariado presencial. Se tem tempo, pode fazer ambos.