Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Oportunidades de voluntariado

A picture
© shutterstock.com - YanLev

Voluntários das Nações Unidas: voluntariado em prol da paz e do desenvolvimento

Interessa-se por questões ligadas ao desenvolvimento, à ajuda humanitária e à manutenção da paz? Por que não tornar-se um dos 8000 voluntários que ajudam as Nações Unidas a enfrentar os desafios do desenvolvimento em todo o mundo?

Os UNV (Voluntários das Nações Unidas) estão presentes em cerca de 130 países.

 

Condições necessárias para se candidatar

Para ser voluntário das Nações Unidas, tem de ter no mínimo 25 anos e

  • uma licenciatura ou um diploma técnico do ensino superior
  • pelo menos, 2 anos de experiência profissional
  • bom conhecimento de, pelo menos, uma das três línguas de trabalho do programa UNV:  inglês, francês ou espanhol
  • pleno respeito pelos valores e princípios do voluntariado
  • capacidade para trabalhar num ambiente multicultural
  • capacidade para se adaptar a condições de vida difíceis
  • competências sociais e organizacionais
  • de preferência, experiência de voluntariado e/ou profissional num país em desenvolvimento..

 

«Olhando para trás, penso que tive muito sorte por ter  trabalhado como voluntária das Nações Unidas no quadro do  programa GEF-SGP na Nicarágua. Ajudar as comunidades locais a enfrentar as dificuldade do quotidiano através de projetos que elas próprias definem é, em minha opinião, uma das melhores maneiras de aprender e de colher ensinamentos através de uma experiência no terreno. Permite também aos intervenientes da ajuda ao desenvolvimento partilhar boas práticas, o que se repercute a nível regional e mundial.»
Antonia Cermak Terzian (Suíça) trabalhou como voluntária das Nações Unidas na Nicarágua de fevereiro de 2011 a fevereiro de  2012.

 

Como apresentar uma candidatura

Se preencher todos os requisitos, preencha diretamente o formulário de candidatura UNV.  Tenha em conta que não pode escolher o país de destino, que dependerá das necessidades operacionais da organização. É possível que só saiba para onde será enviado depois de ter sido contratado.

É impossível de saber exatamente quanto tempo terá que aguardar desde a inscrição na base de dados até à proposta de um eventual lugar de voluntário. A inscrição na base de dados não constitui uma garantia de recrutamento como voluntário das Nações Unidas.

 

Quais são as principais condições de recrutamento?

A  grande maioria das missões UNV baseiam-se em contratos de 6 a 12 meses renováveis.

Os voluntários das Nações Unidas recebem diferentes tipos de apoio durante as missões, por exemplo, ajudas de custo mensais, férias anuais e um seguro de doença.

 

Por último, os antigos voluntários das Nações Unidas têm muitas formas de manter o contacto e de continuar  ativos, promovendo o voluntariado em prol da paz e do desenvolvimento.