Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

night train
© Flickr - kevin dooley

Voar não é a única opção

A distância entre a maioria dos países europeus não é muito grande, pelo que muitas vezes é possível optar por outros meios de transporte, como o comboio, o autocarro ou o ferry.

Comboio

Para além de permitirem apreciar a paisagem, os comboios são uma boa opção para viajar na Europa, especialmente no caso de trajetos curtos. Se o teu destino é mais longínquo também podes apanhar um comboio noturno e combinar assim a viagem e a dormida.

InterRail - o passe para viajar de comboio na Europa: Se estás a pensar visitar vários países, podes poupar algum dinheiro se optares pelo passe InterRail. Escolhe o teu trajeto, verifica as ligações disponíveis e viaja livremente por toda a Europa.

RailEurope: Cria o teu próprio itinerário procurando os comboios que te convêm de entre mais de 50 empresas ferroviárias em toda a Europa.

Railfaneurope: Um ponto de acesso aos sítios Web das companhias ferroviárias nacionais.

 

Autocarro

As viagens de autocarro têm vantagens semelhantes às de comboio, como as de poder apreciar a paisagem e viajar de noite. Mesmo que te possa parecer um meio de transporte demasiado lento, o autocarro é, por vezes, a única solução para chegar a um destino mais remoto.

Eurolines: Uma rede de autocarros de longa distância que liga todas as grandes cidades europeias. Descobre os destinos e os horários.

Busabout: Rede de autocarros que se identifica como uma escolha alternativa que proporciona uma forma livre e flexível de viajar.

Megabus: Uma opção low-cost para viajar entre cidades na Europa.

 

Automóvel

Quer tenhas ou não um carro, podes sempre escolher o automóvel como meio de transporte na Europa. Partilhar um carro é uma solução flexível e nem sequer tens de saber conduzir. Enquanto condutor ou passageiro, podes dividir as despesas e conhecer outras pessoas durante a viagem.

Carpooling.com: Um sítio que põe em contacto pessoas de 40 países para promover uma forma barata e respeitadora do ambiente para viajar pela Europa.

RoadSharing: Para quem quer partilhar um carro ou viajar à boleia.

Blablacar: Põe em contacto condutores com lugares vazios e pessoas à procura de boleia em toda a Europa.

 

Ferry

Se calhar nunca pensaste nisso, mas uma travessia noturna de ferry pode ser a melhor solução, especialmente na região do Mediterrâneo ou na Escandinávia.

Ferrylines.com: Mais de 1800 rotas em toda a Europa.

Aferry.com: Mais de 1200 rotas no Reino Unido, França, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Mediterrâneo e no resto da Europa.

 

Independentemente do meio de transporte escolhido, mantém-te informado sobre os teus direitos de passageiro. Descarrega a aplicação móvel para obter todas as informações necessárias.