Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© fotolia.com - Alexander Raths

Vencer a Sida

Estima se que, na Europa, em finais de 2011, aproximadamente 2,3 milhões de pessoas estavam infetadas com o vírus VIH. O que podemos ajudar a lutar contra o vírus da Sida?

O VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) ataca o sistema imunológico, diminuindo a capacidade da pessoa infetada lutar contra os vírus, as bactérias e os fungos que causam doenças. Se essa infeção não for detetada e tratada, o sistema imunológico enfraquece gradualmente e a Sida (Síndrome da imunodeficiência adquirida) desenvolve‑se, sendo uma condição crónica que pode levar à morte.  A Sida pode ser transmitida através de relações sexuais; ou de contacto com o sangue de uma pessoa infetada, bem como da mãe para o filho durante a gravidez.

 

Dia Mundial de Luta Contra a Sida 

Todos os anos, no dia 1 de dezembro, assinala‑se o Dia Mundial de Luta Contra a Sida que visa sensibilizar a opinião pública em todo o mundo para o VIH/SIDA e reafirmar a solidariedade internacional face à pandemia. É uma oportunidade para dar a conhecer os avanços obtidos na luta contra esta condição e incentivar os progressos a nível da prevenção, do tratamento e dos cuidados ministrados aos doentes.  Entre 2011 e 2015, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida será subordinado ao tema «Chegar ao zero: zero novas infeções, zero pessoas discriminadas e zero mortes por Sida».

Porém, a luta contra a Sida não se limita à comemoração do Dia Mundial. Deves procurar manter-te sempre informado sobre o VIH e utilizar os conhecimentos de que dispões para te proteger e proteger os outros. No sítio worldaidsday.org encontrarás informações úteis.

 

Financia o teu projeto

A Fundação Staying Alive da MTV apoia projetos de jovens que criam formas inovadoras de luta contra o VIH nas suas comunidades locais.

Um novo convite à apresentação de propostas está previsto para meados de 2014.

 

Informa‑te

A Global Youth Coalition on HIV/AIDS (GYCA) oferece aos seus membros cursos gratuitos com a duração de um mês  sobre gestão de projetos, angariação de apoios, elaboração de pedidos de subvenções, recolha de fundos e preparação para a conferência internacional sobre a Sida.

Normalmente, realiza‑se um curso por mês, com 20 a 25 participantes selecionados em função da sua experiência na área da VIH/SIDA, do seu empenhamento em transmitir a nível local os conhecimentos adquiridos, bem como da localização geográfica e do sexo.  É dada prioridade aos jovens com VIH e/ou a jovens marginalizados. Se estiveres interessado num destes cursos, consulta o programa de cursos em linha.