You are here

flag

Publicado: 07/05/2013 10:05

UNICEF: lutar por todas as crianças

A UNICEF luta pelos direitos das crianças há quase 70 anos e está representada em mais de 190 países.

A picture

© UNICEF

O que faz a UNICEF ?

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) defende os princípios consagrados na  Convenção sobre os Direitos da Criança para garantir a igualdade de direitos dos que são objeto de discriminação, nomeadamente as raparigas e as mulheres.

A UNICEF colabora com outros interessados para lutar contra a pobreza, a violência, a doença e a discriminação de que podem ser alvo as crianças. Promove a educação das raparigas e apoia projetos de prevenção do VIH/SIDA na população jovem.

Intervém ainda em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e de outras catástrofes, defendendo que nenhuma criança deveria ser exposta a violência, abuso ou exploração.

Uma das prioridades do trabalho da UNICEF neste momento é a luta contra o tráfico de crianças. O ator Jackie Chan, Embaixador de Boa-vontade da UNICEF, reuniu‑se com crianças de Mianmar que foram  alvo de tráfico e estão a receber ajuda para recuperarem deste trauma.

«As crianças não estão à venda. Em nome de todas as crianças deste mundo, temos de trabalhar afincadamente para eliminar estas práticas prejudiciais  e criminosas. É muito importante que os jovens saibam proteger‑se a si próprios. Podem ser coisas muito simples:  não confiar numa pessoa que nos promete um emprego de sonho noutro país, não ir sozinho para um lugar desconhecido, conhecer o nome dos pais, o próprio nome e a idade, saber descrever o sítio onde se vive. Tudo isto ajuda a proteger as crianças contra o tráfico de crianças».

 

 

 

Descubra aqui o que a UNICEF faz no seu país ou contacte o Comité Português para a UNICEF.

 

Como pode participar?

No sítio Web da UNICEF Vozes da Juventude, pode informar‑se sobre o envolvimento e os problemas dos jovens, bem como participar no debate.

Se quiser participar mais diretamente, pode candidatar‑se a um voluntariado ou a um estágio.

 

A UNICEF foi criada em 11 de dezembro de 1946 pelas Nações Unidas para dar resposta às necessidades urgentes das crianças em países devastados na sequência da Segunda Guerra Mundial.