Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Postos de trabalho

A picture
© shutterstock.com - Yuri Arcurs.jpg

Trabalhar noutro país europeu

Quer tenhas acabado de obter um diploma universitário ou já tenhas alguma experiência profissional no teu país, podes trabalhar em qualquer país da Europa desde que estejas disposto a ir viver para o estrangeiro.

Além das vantagens profissionais, trabalhar no estrangeiro pode contribuir para que desenvolvas novas competências e abrir-te as portas para uma nova cultura, incluindo, eventualmente, a aprendizagem de uma nova língua.

 

Onde posso trabalhar?

Na qualidade de cidadão da UE, tens direito a trabalhar – sem necessitar de uma autorização de trabalho - em qualquer país da UE, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega ou na Suíça.

No entanto, há certas condições que deves conhecer se quiseres ir trabalhar e viver noutro país.

Se fores nacional da Croácia, Bulgária ou da Roménia, os últimos países a aderir à UE, podes também estar sujeito a determinadas disposições provisórias.

 

6 etapas para trabalhar na Europa

O EURES dá algumas dicas úteis sobre as 6 principais etapas a cumprir para arranjar emprego no estrangeiro, desde a procura de vagas ao estabelecimento no país de acolhimento.

 

Oportunidades na investigação

Se o que te interessa é fazer investigação académica no estrangeiro, consulta o EURAXESS – Investigadores em movimento.

 

Diferenças entre países

Ao candidatares-te a um emprego noutro país, não te esqueças que podem existir diferenças entre as práticas nacionais, por exemplo, em matéria de recrutamento. Procurar emprego noutro país não se limita à tradução do teu CV.