Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Postos de trabalho

A picture
© shutterstock.com - Kzenon

Trabalhar nas férias

As férias podem ser uma excelente oportunidade para investires na tua futura carreira e desenvolveres as tuas competências, ganhando ao mesmo tempo algum dinheiro. Quer sejas estudante ou estejas desempregado, o trabalho sazonal pode ser interessante para o teu percurso profissional.

Porquê trabalhar durante as férias?

É verdade que terás menos tempo para ir à praia ou estares com os teus amigos. Mas vê as coisas pelo lado positivo: para além do dinheiro que poderás ganhar, conhecerás novas pessoas num novo contexto e, quem sabe, talvez a experiência te possa ajudar a arranjar mais tarde um emprego permanente.

Uma das maiores recompensas que um trabalho durante as férias te pode dar é a experiência, sobretudo se fores estudante. Mesmo que o trabalho não se pareça nada com o que queres fazer no futuro, poderás ficar com uma ideia geral do mundo do trabalho e da forma de lidar com as outras pessoas num contexto profissional. Qualquer trabalho que faças, bem como qualquer atividade extra-profissional, pode contribuir para o teu CV.

 

Trabalhar nas férias na UE

Não faltam oportunidades para trabalhar durante as férias grandes ou mesmo durante períodos mais curtos, como o Natal. Podes trabalhar em hotéis, restaurantes, bares ou mesmo apanhar fruta durante o verão. E que tal tentar a sorte como salva-vidas, instrutor de surf ou professor de esqui? Se só estiveres disponível durante curtos períodos, podes procurar trabalhos de um dia ou de algumas horas, por exemplo no setor da organização de eventos.

 

Não te deixes enganar

Alguns locais de trabalho mais pequenos, como bares, restaurantes, etc., poderão não te oferecer um contrato de trabalho formal. Não deixes que se aproveitem da situação. Torna claro, desde o início, que esperas que mantenham a palavra dada no que se refere à remuneração e ao horário de trabalho.

 

Onde procurar:

Picking Jobs – trabalho sazonal em todo o mundo

Season Workers

Empregos de verão na Europa e no mundo