Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Postos de trabalho

A picture
© shutterstock.com - Petrenko_Andriy

Trabalhar como au pair no estrangeiro – para quem gosta de se ocupar de crianças

Trabalhar como au pair numa família de acolhimento é uma oportunidade para adquirir experiência profissional e entrar em contacto com outra cultura.

As pessoas que trabalham como au pair tomam conta das crianças de uma família, podendo também ter de ajudar nas tarefas domésticas. Em contrapartida, a família oferece o alojamento com pensão completa e algum dinheiro de bolso. A cobertura médica e de segurança social estão incluídas, mas as despesas de viagem ficam normalmente a cargo do au pair.

 

A menos que tenhas contactos pessoais, o melhor a fazer é dirigires-te a uma agência ou organização especializada, tendo contudo em conta que esta poderá exigir uma pequena remuneração em troca dos seus serviços.

 

Principais condições a preencher

  • A maioria dos au pair tem entre 18 e 24 anos (embora algumas agências aceitem candidatos até aos 30 anos).
  • Não há um período fixo: alguns au pair trabalham só durante o verão, outros durante um ano ou mais.
  • É necessário ter um conhecimento básico da língua do país de acolhimento.
  • Não é essencial ter experiência específica, embora estar habituado a tratar de crianças seja uma vantagem.
  • Nem sempre é obrigatório ter carta de condução, mas é uma vantagem.

 

Como começar?

  • Começa a tratar das coisas com antecedência: normalmente não existem quaisquer prazos para a apresentação das candidaturas, mas prevê tempo suficiente para encontrares a família mais adequada e esclareceres todas as formalidades.
  • Informa-te sobre as agências e organizações qualificadas para a colocação de au pair (ver adiante). Se precisares de ajuda, contacta o serviço Eurodesk mais próximo da tua área de residência.

 

Onde procurar:

Au pair box – vasta escolha de agências au pair, com um chat e um fórum de partilha de experiências

Au pair search – pesquisa de famílias de acolhimento e agências au pair em todo o mundo, aconselhamento sobre autorizações de trabalho e fórum de discussão

Au pair world – base de dados mundial

Find au pair - põe em contacto au pair e famílias no mundo inteiro, fórum de discussão, informação sobre vistos e ligações a agências

International Au Pair Association - acesso a organizações especializadas em todos os aspetos dos programas de intercâmbio cultural e de au pair