Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Os seus serviços

A picture
© fotolia.com - olly

A sua Europa – Viver, trabalhar e viajar na UE

Pretende ir viver para outro país da UE e gostaria de saber quais são as formalidades a cumprir? É obrigado a registar-se? Pode requerer prestações sociais nesse país? O que acontece se o seu voo for cancelado? A sua Europa responde às suas perguntas!

O sítio Web A sua Europa contém um grande número de informações e conselhos para quem vive, trabalha e viaja na UE. Se necessita de esclarecimentos sobre os seus direitos na UE, dirija-se à equipa responsável por A sua Europa – Aconselhamento, constituída por um grupo de juristas independentes que poderão:

  • prestar-lhe gratuitamente conselhos personalizados na sua língua, no prazo de uma semana
  • indicar-lhe a legislação nacional aplicável ao seu caso concreto
  • explicar-lhe como pode exercer os seus direitos enquanto cidadão europeu

 

Como pedir uma informação

Pode fazer a sua pergunta:

  1. através da Internet, utilizando o formulário em linha
  2. através do service Europe Direct, telefonando para o número gratuito 00800 6 7 8 9 10 11 (a partir de qualquer país da UE)

Antes de pedir uma informação, consulte a secção «Que perguntas posso fazer».

 

Histórias de sucesso

«A sua Europa – Aconselhamento» dispõe de uma equipa multilingue de 50 advogados que dão resposta a mais de 12 000 pedidos de informação por ano:

  • «Graças à vossa ajuda, conseguimos reaver 429 euros do nosso operador de telecomunicações». (um cidadão britânco residente em França)
  • «Queria uma resposta que não fosse demasiado técnica. Fiquei muito contente quando recebi uma resposta perfeitamente compreensível». (um cidadão residente em Marselha)
  • «Os vossos conselhos permitiram-me requerer as prestações familiares a que tinha direito na Áustria». (um cidadão polaco que trabalha na Áustria)
  • Uma cidadã britânica pretende viajar com o marido, que é cidadão de um país terceiro, para outro país da UE onde tem uma casa de família, mas é difícil obter um visto para o marido. Graças às informações do serviço «A sua Europa – Aconselhamento», o marido pode viajar sem ter de cumprir formalidades desnecessárias.
  • Um austríaco titular de um diploma de técnico de próteses dentárias obtido no Reino Unido é informado de que não pode estabelecer-se na Áustria.  O serviço «A sua Europa – Aconselhamento» indicou-lhe as formalidades a cumprir e os documentos a apresentar e encaminhou-o para a autoridade austríaca competente.