Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Serviço Voluntário Europeu

A picture
© iStockphoto.com - skynesher

Serviço Voluntário Europeu: porquê?

A decisão de participar num projeto do Serviço Voluntário Europeu não pode ser tomada de ânimo leve. É preciso pensar bem, planear e manter a motivação. Assim, o risco de ficar dececionado com um projeto será muito menor.

Antes de decidir participar no Serviço Voluntário Europeu (SVE), deve colocar‑se as seguintes questões:

  • Qual é  a minha motivação pessoal? Esta motivação interior ajudá‑lo‑á a realizar o seu projeto.
  • Em que área  gostaria de trabalhar? Todos temos interesses pessoais, por isso seja realista e honesto consigo próprio.
  • Quanto tempo está disposto a dedicar a um projeto de voluntariado? Não se esqueça de que necessita de tempo para encontrar e preparar um projeto, cumprir as formalidades administrativas, seguir uma formação, participar no projeto e no respetivo acompanhamento.
  • Quais são as minhas disponibilidades?

Não se centre num país específico, mas antes numa região.  Analise os projetos na perspetiva do que pretende aprender. Atenção: o SVE não é um emprego nem um estágio. Também não é uma missão humanitária, nem um curso de línguas ou um campo de férias!

 

Testemunho pessoal

«Para mim, não foi fácil mudar‑me para um país totalmente desconhecido com um clima muito diferente e uma língua que não conhecia.  Mas agora estou orgulhosa de o ter feito. Até aprendi mais do que esperava. Como tinha liberdade de ação, trabalhei em várias áreas: acompanhamento dos participantes no SVE, organização de atividades e eventos, colaboração com outros voluntários, elaboração de estatísticas, atualização do sítio Web da organização, etc.

Agathe Friquet, francesa, tinha 22 anos quando participou num projeto do SVE, de julho de 2010 a junho de 2011.  Trabalhou no Backlane Hostel, um dos centros de apoio aos sem-abrigo da organização Depaul Trust’s, em Dublin (Irlanda)

 

Se já escolheu um projeto…

Reúna todas as informações disponíveis sobre o país e o projeto, sobretudo se tenciona partir para um local isolado. Se tiver dúvidas, não hesite em contactar as organização de envio, de acolhimento e de coordenação do seu projeto. Se necessitar de mais informações, contacte a sua Agência Nacional, a Agência Executiva  ou os Centros de Recursos SALTO para a Europa Oriental e o Cáucaso, a região euro-mediterrânica e a Europa do Sudeste.