Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Multiculturalismo

A picture
© shutterstock.com - Samuel Borges Photography

SALTO: recursos em matéria de diversidade cultural

Para além de diferentes realidades, tradições e línguas, existe também na Europa uma grande diversidade cultural. A rede SALTO faculta recursos, informação e formação sobre questões relacionadas com a diversidade cultural.

SALTO - Diversidade Cultural faculta ferramentas, métodos, material e ligações sobre formação, aprendizagem e recursos em matéria de diversidade cultural. Exemplos:

  • os ciganos, que continuam a ser uma das minorias mais desfavorecidos da Europa, registam as mais elevadas taxas de desemprego, os mais baixos níveis de educação, um grau de pobreza generalizada e uma forte exclusão social
  • educação para a paz e gestão de conflitos, uma questão importante no atual contexto político e social da Europa
  • competências interculturais, um instrumento útil na vida privada e profissional
  • diálogo intercultural e inter-religioso, para promover um diálogo aberto e a troca de pontos de vista com base no respeito mútuo entre pessoas e grupos de diferentes contextos étnicos, culturais, religiosos e linguísticos
  • inclusão das minorias culturais, que constitui uma oportunidade de enriquecimento mútuo quando as populações maioritárias e minoritárias partilham e descobrem as respetivas culturas numa base de igualdade

Também pode obter apoio junto da rede SALTO para desenvolver os seus próprios projetos e ações de formação em matéria de diversidade cultural. Consulte a lista das próximas atividades para promover a diversidade cultural e ponha mãos à obra!

 

De que se trata concretamente?

SALTO é o acrónimo de Support, Advanced Learning and Training Opportunities (apoio às oportunidades de educação e formação avançadas). Trata-se de uma rede de oito centros de recursos que intervêm em setores prioritários europeus no domínio da juventude, em apoio ao programa Juventude em Ação da Comissão Europeia.

SALTO - Diversidade cultural é um desses centros.