You are here

flag

Publicado: 17/05/2013 15:50

Quando o fumo se dissipa

28 % da população da UE fuma, dos quais 29 % jovens europeus com idades entre os 15 e os 24 anos. O consumo do tabaco começa muitas vezes durante a adolescência e o início da vida adulta. Informa-te sobre as escolhas certas e informa os outros!

A picture

© iStockphoto.com - Kuzma

O tabagismo continua a ser a principal causa de mortalidade e de doença na UE, apesar de ser também a mais fácil de evitar. Os cigarros contêm toxinas e nicotina, uma substância que causa uma forte  dependência e que faz com que muitos dos jovens que começam por fumar de forma ocasional, acabam por o fazer diariamente.

 

 

Queres deixar de fumar?

Se fumas e queres deixar de o fazer, dá uma olhadela ao sítio Web da mais recente campanha da Comissão Europeia Os ex-fumadores são imparáveis. Além de conselhos práticos sobre como deixar de fumar, o sítio disponibiliza uma ferramenta inovadora, o iCoach. Trata‑se de uma plataforma digital que analisa os hábitos dos fumadores e os acompanha dia após dia, dando‑lhes conselhos personalizados e ajudando-os a deixar de fumar ao seu próprio ritmo. O iCoach é gratuito e está disponível nas 23 línguas oficiais da UE.    

Muitos países criaram linhas de apoio para deixar de fumar que também te podem ajudar.

 

Queres sensibilizar os outros para os riscos do tabaco?

O Dia Mundial sem Tabaco  (31 de maio) é assinalado com a organização de  iniciativas e eventos para sensibilizar as pessoas para os efeitos devastadores do tabaco na saúde e na esperança de vida. O material usado na campanha está à tua disposição caso te desejes empenhar na luta contra o tabaco.   

 

Legislação sobre o tabaco

A UE recomenda que a idade mínima para poder fumar seja 18 anos. Atualmente, 21 dos 27 países da UE aplicam esse limite, mas a Áustria, a Itália, Malta, os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo continuam a manter o limite dos 16 anos.

Para limitar a exposição ao fumo passivo, alguns países da UE adotaram disposições antitabaco que proíbem o tabaco nos locais de trabalho fechados e nos locais públicos, nomeadamente bares e restaurantes.

Com o Smokefree Map da Smoke Free Partnership, podes seguir a aplicação da legislação antitabaco nos  diferentes países da Europa.