Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Atividades extracurriculares

A picture
© shutterstock.com - Yuri Arcurs

Programas de intercâmbio e projetos «Juventude para a Europa» - Aprender fazendo

Os projetos «Juventude para a Europa» ajudam-no a desempenhar um papel ativo enquanto cidadão europeu e a conhecer pessoas de diferentes países. Informe-se sobre os tipos de projetos disponíveis.

O programa Juventude para a Europa (intercâmbio de jovens, iniciativas de jovens e projetos «Jovens e Democracia») faz parte do programa Juventude em Ação e engloba uma série de iniciativas.

 

Intercâmbio de jovens

O programa «Slainte agus An Oige» reuniu 40 jovens provenientes da Irlanda, da Polónia e do Reino Unido em Omagh, na Irlanda do Norte com o objetivo de proporcionar aos jovens um quadro de vida saudável através de atividades ao ar livre. Os jovens tiveram a oportunidade de praticar diversas modalidades desportivas e de participar em grupos de trabalho. Cada grupo fez também uma apresentação sobre a história e a cultura do seu país. O programa contribuiu para desenvolver a autoestima, a aceitação do outro e  a abertura de espírito, bem como para conhecer e valorizar outras culturas e países.

 

Uma «Iniciativa de Jovens» nacional

Na Turquia, 12 jovens colaboraram com uma ONG local num projeto para ensinar a crianças de rua competências básicas no domínio da informática. Para dar a esta iniciativa nacional uma dimensão europeia, os participantes fizeram também um trabalho de investigação sobre a situação das crianças em contextos semelhantes noutros países europeus. Para o efeito, reuniram dados, partilharam os resultados e trocaram impressões sobre as diferenças e semelhanças das condições de vida das crianças de rua em vários países europeus.  

 

Projecto «Jovens e Democracia»

As câmaras municipais de Mynämäki e Lieto na Finlândia e dois grupos de jovens de Kjøllefjord, na Noruega, levaram a cabo um projeto ««Jovens e Democracia» em ambos os países. Os participantes, alguns dos quais fazem parte de conselhos de juventude locais, tinham idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos e provinham de pequenas comunidades isoladas. O objetivo do projeto era dar a conhecer os processos de tomada de decisões e contribuir para a aproximação entre os jovens e os responsáveis políticos. Os participantes construíram uma «aldeia ideal» onde diversos grupos simularam a tomada de decisões a nível municipal e analisaram, na prática, princípio da democracia participativa.

Mais informações sobre estes e outros projetos do programa «Juventude em Ação».

 

Como apresentar uma candidatura?

Para poder candidatar-se, é necessário:

  • ter entre 13 e 30 anos ou trabalhar no domínio da juventude ou em organizações de juventude
  • residir num dos países participantes 

Mais informações sobre a apresentação de candidaturas

Se preencher as condições necessárias e o seu projeto cumprir os requisitos previstos, envie a sua candidatura à EACEA ou à agência nacional para a gestão do programa no seu país.

 

Prazos

Para os projetos apresentados a uma agência nacional, existem três prazos anuais para apresentação de candidaturas:

  • 1 de fevereiro, para projetos com início entre 1 de maio e 31 de outubro
  • 1 de maio, para projetos com início entre 1 de agosto e 31 de janeiro
  • 1 de outubro, para projetos com início entre 1 de janeiro e 30 de junho

 

Para os projetos apresentados à agência de execução EACEA , existem igualmente três prazos anuais para apresentação de candidaturas:

  • 1 de fevereiro, para projetos com início entre 1 de agosto e 31 de janeiro
  • 1 de junho, para projetos com início entre 1 de dezembro e 30 de abril
  • 1 de setembro, para projetos com início entre 1 de maro e 31 de julho